A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, deu início nesta segunda-feira (19) a uma ação que visa colocar em ordem os cartões de vacinação de bebês e crianças da cidade, principalmente contra poliomielite e sarampo (mas também outras), na tentativa de manter altos índices de cobertura.
Até sexta-feira (23), equipes de vacinação da Atenção Primária de Saúde realizarão trabalho de busca ativa deste público (com idades entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias) que esteja com atraso vacinal, sobretudo nas regiões de maior vulnerabilidade em território andreense.
O monitoramento é fundamental, afinal existe parcela da população que não leva em consideração algumas doenças e não leva as crianças às unidades de saúde para receber o imunizante. No entanto, o baixo ou inexistente número de casos se deve justamente à vacinação, que erradica as enfermidades.
A intenção é avaliar aproximadamente 1.054 cartões de vacina. O número é definido pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado, baseado na população com esta faixa etária na cidade.
As equipes de vacinação da Atenção Primária de Santo André estão realizando um trabalho de busca ativa das crianças com atraso vacinal, principalmente contra Poliomielite e sarampo. Estarão realizando esse levantamento nas áreas mais vulneráveis do município a fim de manter altos índices de cobertura evitando que as mesmas ocorram.