O Centro Universitário FEI e a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) foram os grandes vencedores do prêmio Santo André de Inovação, entregue na última semana no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes.
A atividade fez parte da programação da Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece na cidade até terça-feira (19), com palestras, exposições de trabalhos inovadores, visitas de turismo industrial e o Dia D da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência.
A premiação ocorreu após a apresentação de um pitch pelas instituições de ensino. O projeto de “customização e otimização estrutural em implantes de coluna vertebral”, desenvolvido pelos estudantes da FEI, ficou com o primeiro lugar na categoria Projetos de Soluções e Tecnologias Inovadoras. Já pela categoria Projetos de Extensão Tecnológica, a USCS ficou com o primeiro lugar ao apresentar o projeto “Reviver pelo Saber – educação transformadora na terceira idade”.
“Ao realizarmos a premiação reconhecemos nas instituições de ensino um dos motores essenciais ao processo de desenvolvimento tecnológico e de inovação. O envolvimento dos alunos e professores nos projetos tem permitido o fortalecimento e a ampliação da base técnico-científica do município”, disse o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.
Nove projetos de sete instituições de ensino participaram da premiação, que tem como objetivo incentivar a inovação, fomentar o empreendedorismo entre os estudantes e ainda reconhecer as iniciativas inovadoras na região.
O segundo lugar na categoria Soluções e Tecnologias Inovadoras ficou com o projeto “PisqueAI”, de rastreamento do movimento ocular utilizando visão computacional para auxílio na comunicação de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), desenvolvido pelos estudantes da USCS, e o terceiro colocado foi o projeto “MedBox”, uma caixa de remédios inteligente, desenvolvido pelos alunos da Etec Júlio de Mesquita.
A Strong Business School ficou com o segundo lugar na categoria Projetos de Extensão Tecnológica, com o projeto “Consultoria Estratégica de Negócios”, desenvolvido em parceria com a empresa Royale Comércio Ltda e, em terceiro, os alunos do Centro Universitário Anhanguera, com projeto de “controle de iluminação e irrigação residencial”.
As entidades que participaram da competição e foram reconhecidas pelo prêmio foram Centro Universitário FEI, Senac Santo André, Etec Júlio de Mesquita, USCS, Strong Business School, Centro Universitário Fundação Santo André e o Centro Universitário Anhanguera.
Além deles, também expuseram trabalhos inovadores, mas sem participarem da competição, o Senai Santo André, a Universidade Federal do ABC (UFABC), o Instituto de Formação Educacional e Empresarial Contínua (IFEEC) e a Prefeitura de Santo André, por meio das secretarias de Segurança Cidadã, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Inovação e Administração, além da Defesa Civil.
A exposição dos trabalhos pelas equipes de alunos das instituições aconteceu no período da manhã. No período da tarde os estudantes participaram do Pitch Day, uma apresentação de forma curta e direta de um produto visando conquistar o interesse de um investidor, cliente ou parceiro. Os trabalhos que mais se destacarem, após análise de 20 jurados, foram premiados.
Na segunda-feira (18) e na terça-feira (19) acontecem as últimas atividades da Semana de Inovação, com visitação de turismo industrial na empresa petroquímica Braskem, das 9h às 12h.