O programa Moeda Pet é uma ação permanente da Secretaria de Meio Ambiente de Santo André realizado no último sábado de cada mês, das 9h às 13h, no Parque Central, em sistema drive-thru. A edição de junho acontece neste sábado (29).
Criado em dezembro de 2019, o programa é referência para outros municípios e contribui para a sustentabilidade.
Com o objetivo de preservar o meio ambiente, o Moeda Pet retira material plástico do lixo e ainda ajuda a gerar renda às cooperativas do Aterro Municipal, para onde são encaminhadas as garrafas PET.
Duas cooperativas, a Coopcicla e a Cidade Limpa, fazem a triagem e a reciclagem do material, um trabalho que reúne cerca de 80 pessoas.
Na última edição, em maio, 174 munícipes participaram do evento. Foram entregues 14.960 garrafas em troca de 498 kg de ração para cães e gatos.
Cada participante, por CPF, pode trocar até 3 kg de ração. Um quilo de resíduo plástico equivale a 20 garrafas de dois litros, ou 25 de um litro, ou ainda 36 de 600ml.
O programa é promovido pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente em conjunto com o Banco de Rações, Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e Dr. Hato Hospital Veterinário.
As empresas interessadas em apoiar o Moeda Pet podem entrar em contato no telefone 4433-1958 da Prefeitura de Santo André. É importante a adesão de novos parceiros, pois isso contribuirá com o aumento de ração, que poderá resultar na expansão para outros bairros da cidade.