O Parque Central de Santo André está sendo completamente revitalizado pelo programa Parque da Vez, nova iniciativa que tem como objetivo promover mutirões de manutenção e requalificação nos 12 parques urbanos do município.
Juntos, esses espaços verdes têm mais de 1,2 milhão de metros quadrados de área e registram, anualmente, quase 5 milhões de acessos.
“O Parque Central é um dos espaços mais importantes de convivência, lazer e contato com a natureza em Santo André, e essa revitalização reforça o compromisso da cidade com a qualidade de vida e a preservação ambiental. O programa Parque da Vez marca uma nova etapa no cuidado com nossos parques urbanos, garantindo manutenção permanente, mais segurança, acessibilidade e áreas verdes qualificadas para a população. Investir nesses espaços é investir em saúde, bem-estar e sustentabilidade para as próximas gerações”, diz o prefeito Gilvan Ferreira.
O secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos, explica que os parques urbanos exigem um trabalho de manutenção diário.
“Com o lançamento deste programa, vamos melhorar ainda mais os serviços de manutenção da vegetação rasteira, manejo arbóreo, conservação e recuperação dos brinquedos, desassoreamento dos lagos, dentre outros. Estamos devolvendo à população equipamentos com qualidade, trazendo mais saúde, lazer e preservação da biodiversidade”.
Entre as principais melhorias executadas no Parque Central estão a revitalização da ponte estaiada, que estava interditada há mais de cinco anos, e a transformação da área do playground, que era de areia e agora está toda gramada, em uma extensão superior a 20 mil metros quadrados.
Nesse local, foi criado o Bosque dos Ipês, envolvendo o plantio de 250 espécies nativas da Mata Atlântica, nas tonalidades amarela, branca, rosa e roxa. Além disso, serão plantadas mudas de pau-brasil, chegando a quase 300 novas árvores.
O Parque Central também recebeu obras de drenagem em pontos que sofriam com água empoçada, garantindo melhor escoamento ao lençol freático, e está em andamento a pintura e a recuperação dos brinquedos.
Outra melhoria será a instalação de novos equipamentos e de praças de convivência, com um moderno sistema de iluminação.
“A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, realizou apoio nas manutenções executadas durante todo o ano de 2025, como iluminação, instalação do maior Pet Parque da América Latina, dentre outras benfeitorias. E em 2026 assume de forma definitiva a supervisão, conservação e cuidado deste e dos demais parques urbanos de Santo André”, afirma o secretário José Antonio Ferreira.
“Trata-se de adequação na tentativa de melhorar, identificar e agilizar o tempo de resposta às necessidades de manutenção, de maneira que o pedido é recebido de forma direta e encaminhado, simultaneamente, para as equipes que executam o serviço solicitado, diminuindo assim a necessidade de ordem de serviço, trocas de e-mail e outras etapas”, complementa o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos.
O programa Parque da Vez ainda contemplará a instalação de novos pontos de bebedouros públicos, lonas para a tenda azul e a concha acústica, além da construção de um mirante em deck naval, proporcionando mais um ponto de contemplação para os frequentadores.
Mais de 70 servidores estão mobilizados para entregar as melhorias. Depois do Central, a previsão é de que o programa siga para os parques Norio Arimura e Celso Daniel.







