A Vila de Paranapiacaba recebeu nas últimas semanas ações voltadas à causa animal. Dentre as iniciativas, realizadas pela Secretaria de Saúde de Santo André, houve encoleiramento de cães e gatos, vacinação antirrábica, além de orientações de guarda responsável.
O encoleiramento protege os animais contra pulgas e carrapatos, transmissores de doença para animais e humanos, entre elas a febre maculosa. A vacinação também garante a qualidade de vida dos pets, e consequentemente, dos moradores da Vila.
Leia mais:
– Santo André abre inscrições para curso de empreendedorismo feminino
– Oficinas de Férias da Escola de Ouro Andreense ensinam receitas para crianças
– Santo André realiza mutirão de manutenção nas escolas da rede municipal
A medida, realizada por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, tem como objetivo proteger os animais da febre maculosa.
“Ação extremamente importante para proteger os animais e a população de Paranapiacaba da febre maculosa e de outras doenças perigosas transmitidas pelos carrapatos. O encoleiramento faz parte da guarda responsável do animal e ficamos felizes com o acolhimento das nossas equipes que estiveram na Vila e foram bem recebidas”, comenta o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
Desde 2017 foram encoleirados mais de 5 mil animais nas áreas de mata da cidade. O trabalho, que é realizado há anos, tem ganhado cada vez mais importância promovendo a saúde dos animais, combater o abandono e fazer o controle de zoonoses.