A Ouvidoria de Santo André realizou mais de 18 mil atendimentos em 2024, com uma média de 1,5 mil registros por mês. De acordo com o órgão, esse número é 15% menor do que o registrado no ano anterior.
Os dados incluem atendimentos feitos entre 1º de janeiro e 27 de dezembro de 2024. No período, mais de metade das manifestações recebidas pela Ouvidoria foram classificadas como orientações (51%), seguidas de pronto atendimento – que são casos solucionados de forma imediata (20%) – e processos abertos (9%).
As manifestações programadas para atendimento (19%) e os pedidos indeferidos (1%) totalizam as manifestações recebidas no período – os percentuais são semelhantes aos registrados nos anos anteriores.
Para 2025, a fim de agilizar ainda mais o atendimento e permitir a gestão estratégica dos dados, a Ouvidoria de Santo André colocará em prática uma novidade.
“Vamos priorizar a implantação de um novo sistema de gestão de ouvidoria, que será 100% integrado ao aplicativo Colab. Com tecnologia intuitiva e de fácil acesso ao cidadão, poderemos oferecer informações que ajudarão na tomada de decisão pelos gestores das áreas”, adianta o ouvidor geral de Santo André, Ronaldo Martim.
Balanço
Dentre as manifestações recebidas em 2024, tiveram destaque as demandas referentes a IPTU, serviços de manutenção e sinalização de vias, serviços relacionados à saúde e postos de atendimento, podas de árvores, manutenção de áreas verdes e poluição sonora.
Em 2024, a Ouvidoria de Santo André completou 25 anos de criação e deu continuidade ao projeto de modernização e reestruturação da sede do órgão, trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos e a Secretaria de Inovação e Tecnologia.
O objetivo é modernizar o órgão para que o usuário tenha maior agilidade no atendimento através da desburocratização de processos, bem como proporcionar ao servidor da Ouvidoria possibilidades de desenvolver um trabalho mais eficaz em um ambiente harmonioso.
No final de 2024, a instituição adquiriu um veículo 100% elétrico, que já está sendo utilizado em vistorias e também no projeto de Ouvidoria Itinerante.
Serviço
A Ouvidoria atua para atender reclamações dos serviços prestados pela administração pública municipal (Prefeitura, Semasa, Guarda Civil Municipal, Craisa e Serviço Funerário), nas seguintes situações: não realização dos serviços no prazo determinado, má qualidade nos serviços realizados e mau atendimento ou omissão nos serviços solicitados.
A Ouvidoria de Santo André está localizada na Rua Elisa Fláquer, 37, no Centro. O atendimento ao público é realizado por telefone e WhatsApp, por meio do número (11) 4437-1150, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Já o atendimento presencial acontece de segunda a sexta, das 10h às 16h.
Outra opção é acessar o portal https://portais.santoandre.sp.gov.br/ouvidoria/. Após avaliar a demanda, a Ouvidoria encaminha para análise e providências das áreas responsáveis, que retornam ao órgão com respostas pertinentes às manifestações apresentadas.