Os programas Moeda Verde e Moeda Pet, realizados pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), e pelo Fundo Social de Solidariedade, iniciam a agenda de trocas de 2026 nesta terça-feira (13), nos 33 bairros atendidos pela iniciativa.
As primeiras trocas deste ano serão realizadas nos núcleos Sorocaba, Capuava, Nova Titan e Condomínio Maracanã. A novidade é que os programas andreenses ganham nova expansão no final deste mês, atingindo 34 pontos de troca.
As iniciativas socioambientais encerraram 2025 com resultados expressivos, que reforçam o compromisso de Santo André com a sustentabilidade, segurança alimentar e o cuidado com os animais.
O Moeda Verde, que completou oito anos, já contabiliza mais de 2,2 mil toneladas de recicláveis recolhidos desde o início do programa, sendo mais de 430 toneladas somente em 2025, distribuindo aproximadamente 86 toneladas de hortifrúti às famílias atendidas.
Já o Moeda Pet encerrou o ano passado com a distribuição de mais de 12 toneladas de ração para cães e gatos, a partir da arrecadação de mais de 250 mil garrafas PET.
Os números são resultado das ações realizadas no Parque Central e nas comunidades participantes, beneficiando tutores e promovendo o bem-estar animal, aliado à correta destinação de resíduos.
“Os programas Moeda Verde e Moeda Pet mostram que é possível unir sustentabilidade, inclusão social e cuidado com os animais. Os resultados alcançados comprovam o engajamento da população e nosso compromisso em ampliar essas ações para levar mais qualidade de vida aos andreenses”, destaca o prefeito Gilvan Ferreira.
A agenda completa das trocas de 2026 está disponível no site www.semasa.sp.gov.br/moedaverde.







