O Salão Nobre Burle Marx, no nono andar do prédio do Executivo de Santo André, foi palco nesta semana de um evento para discussão e apresentação dos resultados obtidos pelo município na modernização do sistema de iluminação pública por meio do Programa de Eficiência Energética.
Viabilizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Programa de Eficiência Energética promove subsídios a municípios que inscrevem projetos junto à Enel para concorrerem a recursos que permitam a implantação das iniciativas. Em 2022, Santo André apresentou o projeto IP Santo André e foi contemplada com o desfecho e a demonstração daquilo que foi implementado na cidade.
O projeto teve como objetivos economizar energia e reduzir demanda com ação de eficiência energética nos sistemas de iluminação pública da cidade, com a substituição de 3.075 luminárias tradicionais (vapor de sódio) por luminárias LED, com maior eficiência, menor consumo e menos manutenções.
As ações deste projeto permitiram economia de energia estimada em 2.519 MWh (equivalente ao consumo de 1.200 residências convencionais) e uma redução de 314 ton/ano na emissão de CO2. Vale ressaltar ainda que as 3.075 luminárias trocadas foram devidamente descartadas, destinadas corretamente, após separação do material.
“Para Santo André, receber esse prêmio é um motivo de muita honra e muito orgulho. A nossa iluminação pública tem sido um exemplo de organização e principalmente de modernização. A gente sabe a importância da tecnologia hoje na melhora da vida das pessoas. Nossa iluminação pública tem desenvolvido vários projetos que têm chamado atenção do Brasil inteiro e até de fora do país. Os programas são muito bem elaborados, muito bem feitos”, enalteceu o secretário de Infraesutrura e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira.
Algumas das vias contempladas pelo projeto foram as ruas Holanda (Parque das Nações), Alemanha (Jardim Santo Antônio), Vinhedo (Vila Alto de Santo André), Campo Santo (Parque Erasmo Assunção), Timor (Parque Oratório) e a Avenida Sapopemba (Jardim Utinga).
“A modernização da iluminação pública em Santo André é um exemplo de como a Enel vai além do fornecimento de energia, contribuindo diretamente para a qualidade de vida nas cidades. Por meio da eficiência energética, reduzimos custos, beneficiamos o meio ambiente e trazemos mais segurança e bem-estar para a população. Esse projeto reafirma nosso compromisso com as administrações públicas e com um futuro mais sustentável”, disse Carla Regina Pinto, Head of Kam B2G da Enel.
Entre apresentações e demonstrações das soluções encontradas por Santo André para o segmento, estavam a boca de lobo inteligente, as câmeras de monitoramento e os fluviômetros que atuam contra alagamentos e enchentes, entre outras tecnologias que já estão em uso em território andreense.
“É motivo de orgulho para o andreense saber que a cidade tem evoluído muito, tem economizado muito e isso possibilita investimento até em outras áreas. Está aí o investimento da iluminação pública nas usinas fotovoltaicas, na segurança com as câmeras, no combate às enchentes com os fluviômetros. Então a iluminação pública tem ido além de sua atribuição original e impactado positivamente vários setores da Prefeitura. De um modo que nos traz um orgulho muito grande quanto à nossa eficiência energética”, explicou o secretário andreense.
“Reafirmamos nosso compromisso com a sustentabilidade e com o desenvolvimento de projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atuamos. A modernização da iluminação pública e a promoção do uso eficiente da energia elétrica é mais um exemplo do nosso investimento em soluções inovadoras e eficientes, que geram benefícios para todos”, pontua Ana Maranho dos Santos, coordenadora do Programa de Eficiência Energética da Enel.
A Prefeitura de Santo André e a Enel firmaram parceria recentemente para aumentar em 30% as podas de árvores durante o POCV (Programa Operação Chuvas de Verão) 2024, que começou no início de novembro e se estende até abril – período no qual há tendência de chuvas e ventos mais forte, cenário que aumenta o risco de queda de galhos e árvores.
Atualmente Santo André conta com 90% dos 53 mil pontos de iluminação em vias públicas modernizados para LED.