O período mais chuvoso do ano ficou para trás e a Prefeitura de Santo André está aproveitando esta fase de estimativa para realizar obras de combate às enchentes.
A mais recente delas, inclusive, teve etapa entregue nesta sexta-feira (11), com a liberação do tráfego na Avenida Santos Dumont, na Vila América.
No início da semana a via foi parcialmente interditada para a instalação de tubos que vão ampliar em cinco vezes a capacidade de bombeamento da Estação Elevatória de Águas Pluviais até o Córrego Guarará.
Entretanto, o prefeito Gilvan Ferreira – acompanhado pelos secretários Acácio Miranda (Infraestrutura e Obras) e Almir Cicote (Mobilidade Urbana) – liberou o trânsito no início da tarde desta sexta.
“As obras contra as enchentes estão acontecendo. Essas tubulações vão ampliar em cinco vezes a capacidade de bombeamento da nossa piscina, beneficiando toda a região da Vila América”, destacou o prefeito Gilvan.
Quando terminada a obra em sua integralidade, com a instalação de todas as tubulações e o novo conjunto de motobombas, o sistema aumentará para 2 mil litros por segundo a capacidade de bombeamento, que atualmente é de 400 litros por segundo.
Isso terá um impacto direto em um local com histórico de enchentes, que causa transtornos para moradores e comerciantes. Na prática, se agora o reservatório leva seis horas para ser esvaziado, leva apenas 40 minutos.
O secretário Acácio Miranda celebrou uma parceria entre as secretarias de Infraestrutura e Obras e a de Mobilidade Urbana para que as disciplinas terminassem o quanto antes, liberando uma das vias mais importantes da cidade.
“Obra feita em tempo recorde. Eram previstas 15 dias, feitas em quatro dias, devolvendo a cidade para os andreenses”, destacou.
Além das obras na Estação Elevatória de Águas Pluviais, estão em construção sete microrreservatórios – construídos ao longo da bacia do Córrego Guarará nas ruas Tucuruí, Armida, Caiapós, Alida, Cajuru, Icaraí e Santa Joana D’Arc, com capacidade total de armazenamento de 4,7 milhões de litros d’água.
Além destas, já foram realizadas obras na Avenida Queirós Filho e no Complexo Cassaquera.
Todas essas soluções integram o Plano Municipal de Drenagem, no qual também estão incluídas obras que estão para serem executadas, como os córregos Corumbiara e Taióca, o alteamento da Avenida Santos Dumont (em 40 centímetros), a construção de canteiros e praças de esponja, além da atualização do Plano Diretor de Drenagem.
O valor total de investimento é de aproximadamente R$ 250 milhões, financiado junto com o CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).







