A Prefeitura de Santo André abriu concorrência internacional para contratação de empresa especializada em engenharia, para executar as obras do piscinão às margens do córrego Guarará, na Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo. A abertura das propostas ocorrerá em 30 de novembro.
O tanque de contenção ficará sob o Parque da Juventude Ana Maria Brandão, com previsão de início de obras no primeiro semestre de 2023. O equipamento terá capacidade para armazenar 215 mil metros cúbicos de água – ou 215 milhões de litros, tornando-se o maior piscinão municipal, com 28.216 metros quadrados de área.
Ao longo da bacia do córrego Guarará, residem cerca de 125 mil pessoas, o equivalente a 17% da população do município. O piscinão beneficiará diretamente moradores dos bairros Vila América, Jardim Ipanema, Vila Luzita, Jardim Irene, Jardim Santa Cristina, Jardim Santo André, Parque João Ramalho, Vila Helena, Vila Humaitá, Vila Junqueira, Vila Lutécia, Vila Suíça e Vila Tibiriçá.
As obras visam controlar a possibilidade de ocorrer dois problemas históricos: o transbordamento do córrego Guarará e pontos de alagamentos, principalmente nos bairros Vila América e Vila Pires. Consequentemente, o tanque de contenção também tem como objetivo preservar vidas, reduzir perdas materiais, diminuir custos com limpeza e manutenção de equipamentos de drenagem após fortes chuvas e proporcionar mais qualidade de vida à população.
Empresas nacionais e estrangeiras interessadas podem consultar o edital e todos os anexos no site da Prefeitura (https://bit.ly/3DicZHe). O edital estabelece o valor máximo de cerca de R$ 258 milhões para a execução das intervenções. Parte da verba será financiada pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), por meio do programa Sanear Santo André.
Junto à construção do piscinão, será realizado um trabalho socioambiental com a população do entorno. A Prefeitura, por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), desenvolverá atividades que visam informar e esclarecer dúvidas referentes às obras, além de sensibilizar os munícipes sobre questões ambientais.
Após finalizar a implantação do piscinão, o Parque da Juventude Ana Maria Brandão será reconstruído com uma estrutura totalmente moderna.