A Prefeitura de Santo André deu início a uma grande reforma no Ginásio Laís Elena, que integra o Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, no bairro Silveira.
Posteriormente, também serão realizados serviços nos ginásios menores (G2, G3 e G4), bem como nas piscinas olímpica e semiolímpica, proporcionando uma revitalização completa no espaço.
O ginásio principal, que já recebeu competições municipais, regionais, estaduais, nacionais e até internacionais ao longo de quase 62 anos desde a fundação, e que serviu como hospital de campanha durante a pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2021, agora está sendo revitalizado e modernizado.
Nele serão realizados serviços gerais de manutenção, modificação, adequação, adaptação e conservação do ginásio, com pintura, revisão da cobertura, piso da quadra, banheiros e vestiários, caixilharias e iluminação.
No total, o investimento será de aproximadamente R$ 2,3 milhões.
Pandemia
Durante mais de 500 dias, a partir de 15 de abril de 2020, o Ginásio Laís Elena foi transformado em um hospital de campanha para receber pacientes da Covid-19. Sobre a quadra, foram montados 190 leitos, das mais diversas complexidades.
No momento mais crítico, chegou a ter 98% de ocupação. No período em que ficou ativo, registrou 15.550 atendimentos e 15.294 altas médicas, entre elas a do prefeito Gilvan Ferreira.
“Eu fiquei internado neste ginásio. Leva o nome da nossa eterna Laís Elena, mas também acabou servindo para atendimento durante a pandemia, ajudando a salvar vidas. Agora é hora de virar a página e revitalizar tudo isso. Tornar esse espaço um local de saúde e esporte de novo. Está mais do que provado que o esporte promove saúde e tira o jovem do caminho ruim”, afirmou o prefeito Gilvan.
O hospital de campanha foi descontinuado no fim de outubro de 2021, última estrutura provisória de toda a região do ABC a ser desmobilizada.
Nome
O Ginásio Laís Elena foi rebatizado desta maneira em julho de 2019 em homenagem à ex-jogadora e ex-treinadora, que dedicou 55 anos de sua vida (a partir de 1964) ao basquete de Santo André.
Em 2019, meses após sua morte, recebeu a honraria de nomear o palco onde obteve tantas conquistas e foi responsável por lapidar e formar tantas atletas durante cinco décadas.
Nascida em Garça, no interior de São Paulo, Laís Elena Aranha da Silva conquistou cinco títulos sul-americanos, dois pan-americanos e uma medalha de bronze no Mundial de 1971 com a Seleção Brasileira Feminina de Basquete.
Como jogadora, chegou a Santo André para integrar o extinto time da Pirelli.
Em 1977, assumiu como treinadora do time de base de Santo André, e seguiu evoluindo até se tornar técnica do time principal e revelar diversos talentos do esporte.
Sob seu comando, o time andreense venceu o Campeonato Brasileiro e o Sul-Americano de 1999, a primeira edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), em 2011, Jogos Regionais, Campeonatos Paulistas e tantas outras conquistas.







