Quem quer uma escola nova?”, questionou o prefeito Gilvan Junior a duas dúzias de crianças no pátio da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Prof.ª Hermínia Lopes Lobo, na Vila Assunção, na manhã desta terça-feira (22). “Eeeeeeeeeeuuuuuuuuu!”, responderam, em coro, os estudantes, durante o evento de assinatura da ordem de serviço das obras de modernização do equipamento de educação.
Um dos mais antigos prédios educacionais de Santo André – inaugurado em 28 de agosto de 1955 pelo então prefeito Fioravante Zampol –, o antigo Grupo Escolar Hermínia Lopes Lobo foi administrado pelo Estado até 2022. Naquele ano, a unidade foi uma das 17 escolas municipalizadas pela Prefeitura e entrou no cronograma de revitalização da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos.
“São 17 escolas municipalizadas, unidades que o município assumiu e passou a investir. A gente traz a responsabilidade para a cidade, porque acredita que o futuro de Santo André e o cuidado com essas crianças são obrigação municipal. E cuidar é investir: em infraestrutura, merenda de qualidade, qualificação e remuneração aos professores, um RH qualificado nas escolas, uniforme e material em dia, ou seja, investir em qualidade de vida”, destacou o prefeito Gilvan.
Com investimento de R$ 2,5 milhões, o equipamento receberá manutenção da cobertura, pisos e forros, intervenções nas instalações elétricas e hidráulicas, nos caixilhos e no muro de divisa, além de adequações da cozinha e refeitório, dos banheiros, de ambientes da administração e do operacional, do sistema de drenagem, lixeiras, playground, quadra e pintura geral.
“Essa reforma é dedicada a vocês, para que tenham um ambiente escolar agradável, porque são o futuro da nossa cidade”, disse, olhando para os estudantes, o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira. “Tenho certeza que essa escola vai ficar muito bonita”, continuou ele.
A Emeief Prof.ª Hermínia Lopes Lobo, segundo o prefeito, a exemplo de outros equipamentos, terá uma novidade no projeto. “Todos os equipamentos municipais quando passarem por reforma, a gente vai fazer um sistema especial de drenagem. É o caso desta escola. Porque as mudanças climáticas estão aí, com chuvas cada vez mais intensas. Precisamos dar segurança para nossas crianças. E no futuro, caso isso aconteça, essa escola estará preparada para absorver toda a água”.
Com 276 estudantes matriculados, entre 6 e 10 anos, com turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, a Emeief Prof.ª Hermínia Lopes Lobo é uma das escolas da rede municipal andreense que oferece período integral (com funcionamento das 7h às 15h).
“Ressaltamos a importância do fortalecimento do ensino nas escolas de período integral para que possamos garantir maior acessibilidade para nossas crianças e suas famílias. Esta é uma escola antiga, que vai completar 70 anos sendo forte, pujante”, destacou o secretário de Educação, Pedrinho Botaro.
Das 17 escolas municipalizadas em Santo André desde 2022, duas já foram revitalizadas (Celestino Bourroul e Professor Antônio de Campos Gonçalves), nove estão passando pelo processo de modernização (contando com o anúncio desta terça-feira) e as demais seguem no cronograma de reforma.