A Secretaria de Saúde de Santo André deu início ao processo de modernização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com a implantação de solução tecnológica que facilita o atendimento aos munícipes. A iniciativa é realizada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que desde março assumiu a gestão da rede de urgência e emergência da cidade.
O processo de modernização começou pela troca de computadores e pela instalação de novos softwares nos equipamentos que ficam dentro do Centro de Operações Integradas (COI), no prédio da Prefeitura, de onde são feitos os monitoramentos dos pedidos de ajuda por parte da população. As outras etapas da modernização envolvem a instalação de novos equipamentos tecnológicos nas ambulâncias.
O primeiro grupo a passar pelo treinamento foi o dos técnicos auxiliares de regulação médica, composto por 15 profissionais. Durante a semana a capacitação vai envolver 17 médicos que atuam nas equipes de urgência e emergência, 18 rádio operadores (profissionais que registram todo o deslocamento realizado pelas equipes), além de seis funcionários do setor administrativo.
“A implantação de hoje era um momento bastante esperado e certamente um marco na melhoria dos nossos serviços. O sistema é muito intuitivo e de fácil manuseio. Temos convicção de que será um grande ganho na prestação do serviço ao nosso munícipe”, comenta a coordenadora do Samu, Camila Manini.
O novo sistema vai proporcionar gestão mais eficiente das operações promovendo infraestrutura tecnológica para que a prestação dos serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, regulação médica, despacho e transferência de pacientes graves atribuídos ao Samu sejam feitos com mais agilidade e com segurança.