O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou, na última semana, a primeira operação para aferir a emissão de fumaça preta em vans e micro-ônibus escolares a diesel. A iniciativa ocorre por meio do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) e atende a uma solicitação da SATrans e do Sindicato de Transportes Escolares.
Foram realizadas 90 aferições, das quais 68 veículos ganharam aprovação e 22 foram reprovados. Todos os testes serão aplicados em caráter preventivo, ou seja, sem aplicações de multas.
Leia mais:
– Morre ex-presidente do Ramalhão, Sidney Riquetto
– Santo André realiza evento para fomentar ações de resiliência contra a crise climática
– Atrium Shopping reúne celebridades e pets em exposição inédita no ABC
“Ações como essa são fundamentais para melhorar a saúde pública, diminuir a poluição atmosférica e, somadas a outras iniciativas, combater as mudanças climáticas, além de sensibilizar os condutores para a importância de manter os veículos em condições adequadas”, explica o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.
Durante a operação, os veículos aprovados recebem um selo. Os agentes do Semasa utilizam o opacímetro para fazer a aferição da fumaça emitida pelos escapamentos. Esse aparelho possui maior precisão e ainda permite que o relatório seja impresso após a medição.
Na próxima quarta-feira (3), a equipe de fiscalização ambiental da autarquia retomará as aferições em transportes escolares a diesel.