A região do segundo subdistrito de Santo André ganhou neste sábado (10) um grandioso espaço de prática esportiva e lazer, com a entrega da Praça de Esportes Vereador Venâncio Neto, no Jardim Ana Maria.
A área verde passou por diversas intervenções, contando agora com pista de caminhada, playground, espaço pet, academia ao ar livre, bancos, paisagismo e vegetação. Além disso, o campo de futebol que já existia no local recebeu grama sintética e iluminação LED – nos padrões dos outros nove já inaugurados – e, ao lado, foi construída uma ampla pista de skate coberta, atendendo pedido da população.
Durante o evento de inauguração do espaço, debaixo de sol forte, mas com largo sorriso no rosto, o prefeito Paulo Serra ainda fez um importante anúncio aos moradores: uma unidade de saúde será instalada dentro de um setor do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Ana Maria, com previsão de entrega no ano que vem.
“Hoje é um dia especial. Para complementar o CEU das Artes, pensamos nessa Praça de Esportes. Santo André não é a Cidade Sul-Americana do Esporte 2022 à toa. Inicialmente seria só o campo, mas o pessoal do skate também nos pediu uma atenção e fizemos uma pista indoor de altíssima qualidade. Esporte é fundamental, lazer e qualidade de vida são importantes. A gente sempre pensa no indivíduo como um todo”, destacou o prefeito Paulo Serra em seu discurso.
“E aproveito para fazer um anúncio: a nova unidade de saúde do Jardim Ana Maria vai ser construída dentro do CEU das Artes, nessa estrutura que tem uma parte ociosa e vamos transformar para aquilo que cabe melhor para o bairro onde está. Basta reforma e adaptação e quero no primeiro semestre do ano que vem entregar essa obra, com a qualidade do Qualisaúde que a gente já levou para mais de 30 unidades em todo o município”, complementou o chefe do Paço andreense, que esteve acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Ana Carolina Serra.
“O prefeito sempre mostrou seu olhar atento para essa região. Parabéns, porque tenho certeza que mais uma vez você traz dignidade a todos os moradores dessa área”, considerou o presidente da Câmara, vereador Pedrinho Botaro, que teve a companhia de outros colegas do Legislativo andreense.
“Essa obra a gente fez com muito carinho para beneficiar a região do Jardim Ana Maria. É o décimo campo entregue completamente modernizado, com gramado sintético e qualidade excepcional, sem dever nada às arenas de futebol amador. É uma alegria grande estar aqui e peço ajuda da comunidade para cuidar do campo, da praça e da pista do skate, que foi demanda do pessoal daqui, com este padrão que atende a contento as necessidades dos skatistas”, ressaltou o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Vitor Mazzeti.
Campo – O campo que integra a Praça de Esportes Vereador Venâncio Neto será casa da Associação Esportiva do Jardim Ana Maria (Aejam), tradicional equipe do futebol amador andreense, fundada em 1961 e campeã da Divisão Especial da Liga Santoandreense de Futebol Amador em 2000. Diversos jogadores, torcedores e integrantes da diretoria marcaram presença no evento deste sábado, com direito a pênalti cobrado pelo prefeito Paulo Serra no goleiro Bahia, da Aejam.
“Para nós é uma honra, está sendo um dia especial. Agradeço a todos os envolvidos. Ficou show de bola. Aqui o Ana Maria não perde mais. Vamos nos preparar para disputar a Segunda Divisão da Liga Santoandreense de Futebol Amador no ano que vem”, exaltou Heliton Hiroshi, de 42 anos, que está há três anos na presidência do time e que pretende promover aulas de futebol para crianças e jovens entre 6 e 14 anos no espaço em 2023.
Este foi o décimo campo entregue com grama sintética e iluminação LED. Antes deste, foram reformados os espaços do Jardim Irene, Parque João Ramalho, Vasquinho, Jardim Stela, Jardim Santo Alberto, Parque Erasmo, Colorado, Aclimação e Guaraciaba.
Pista de skate – Os moradores do Jardim Ana Maria praticantes do esporte pleitearam junto à Prefeitura a construção de um local para que pudessem treinar e desenvolver a modalidade. E neste sábado o espaço foi entregue: uma pista coberta, com diversos tipos de rampas e obstáculos e iluminação LED. “Temos grandes campeões que nasceram e andaram nas pistas da cidade como Karen Jonz e Sandro Dias. Santo André ainda não é a cidade do skate, mas vai ser”, projetou o prefeito.
“A gente da família do skate se uniu e fez um projeto que hoje está se tornando realidade. O prefeito nos deu atenção necessária e quero agradecer por isso”, disse Elizeu do Espírito Santo, de 43 anos, morador do bairro, praticante e entusiasta da modalidade. “Skate é terapia, tanto para criança quanto para idosos também. Vamos preservar e cuidar desse espaço, com certeza”, comprometeu-se.