A Prefeitura de Santo André inaugurou neste sábado (29) o Centro de Apoio Social (CAS) de Paranapiacaba. O equipamento tem como objetivo oferecer uma maior aproximação e auxílio aos moradores da Vila, qualificando ainda mais o atendimento da Assistência Social na região.
“A especialidade de Santo André é cuidar de gente. Esta entrega representa a aproximação de Paranapiacaba com o poder público e os serviços oferecidos. Uma obra de pequeno porte do ponto de vista de investimento e estrutura, mas de grande importância para os moradores da região”, destacou o prefeito Paulo Serra.
O serviço conta com espaço para recepção, sala para atendimento individual e local de atividades coletivas. A equipe volante é formada por um administrativo, uma assistente social e uma psicóloga. A unidade de apoio dispõe ainda de estrutura de informática, internet e telefonia, oferecendo uma condição completa de atendimento para a equipe.
“A inauguração deste espaço visa qualificar ainda mais o atendimento da Assistência Social no município, trazendo uma estrutura diferenciada para o auxílio da equipe volante da secretaria aos indivíduos e famílias em Paranapiacaba, ampliando nosso trabalho social na região, facilitando o acesso aos serviços socioassistenciais e de garantia de direitos”, afirmou o secretário de Assistência Social, Marcelo Delsir.
Leia mais:
Santo André inaugura oitavo Pet Parque
Paulo Serra quer cavalaria da PM para reforçar a segurança em Santo André
Santo André: Moeda Verde alcança mil toneladas de recicláveis recebidos
Novo equipamento vai incrementar assistência com novos serviços
O novo CAS Paranapiacaba permitirá também a materialização do trabalho intersetorial com outras secretarias, ampliando a oferta de oportunidades aos moradores da Vila com busca ativa e um ônibus para acesso aos serviços na região central do município.
No local serão ofertados serviços de inclusão e atualização do Cadastro Único, escuta especializada e sigilosa das famílias e/ou indivíduos, acompanhamento familiar, oficinas temáticas e interativas, busca ativa das famílias e/ou indivíduos que mais necessitam do serviço e não conseguem acessá-lo, visita domiciliar, orientações sobre como acessar direitos, encaminhamentos para outros setores da rede de serviços socioassistenciais e outras políticas públicas, campanhas e palestras.
“Uma demanda antiga dos moradores que hoje é realidade. A equipe da Assistência Social já é muito bem-vinda e poderá executar os serviços com ótima estrutura”, pontuou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.
Todas as ofertas têm como objetivo aumentar a capacidade das famílias em proteger seus membros e fortalecer a comunidade para a prevenção dos riscos e o enfrentamento das dificuldades vivenciadas no território, garantindo melhor qualidade de vida para todos.
Prefeito vistoriou obras do restauro do primeiro campo oficial de futebol do Brasil
Além da cerimônia de inauguração do CAS, o prefeito Paulo Serra aproveitou para vistoriar as intervenções de restauro do campo de futebol da Vila, um patrimônio tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e Comdephaapasa (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André).
“Viemos acompanhar como está o primeiro campo de futebol com as medidas oficiais do Brasil e que está em Paranapiacaba. No Festival de Inverno faremos a entrega deste importante patrimônio histórico”, anunciou o chefe do Executivo andreense.
O campo, que contará com gramado natural, recebeu intervenções como a revitalização da arquibancada original de madeira, além das construções de vestiários, sanitários e muros de contenção de taludes.
18º Festival do Cambuci – Termina neste feriado prolongado do Dia do Trabalho mais uma edição do Festival do Cambuci em Paranapiacaba. O evento, que integra a celebração dos 470 anos de Santo André, vai até segunda-feira (1°) e oferece uma programação recheada de atrações culturais, além da Feira Caminhos do Cambuci com diversos produtos, de doces a bebidas.