A Prefeitura de Santo André, por meio da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense, entregou neste domingo (13) as instalações do primeiro auditório da vila inglesa.
O espaço tem capacidade para 49 lugares e poderá receber atividades culturais, grupos pedagógicos, além de formação de monitores e empreendedores.
O auditório fica na Rua Doutor Marum, 313, e o acesso se dá pelo antigo caminho do Hospital Velho, na parte baixa.
O imóvel foi totalmente destruído por incêndio em 2007, restando apenas os metais e a parede frontal de alvenaria.
A restauração teve início em 21 de abril de 2024, através de convênio da administração municipal com o Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que custeou toda a obra. O investimento foi de R$ 1,4 milhão.
“Cheguei a Paranapiacaba por meio do Expresso Turístico que sai da Estação Celso Daniel e ao andar pela Vila é fácil reconhecer os avanços que tivemos nos últimos oito anos. Foram mais de R$ 30 milhões investidos em restaurações e isso é reflexo de um diálogo aberto com o Governo do Estado e com o Governo Federal que tem nos permitido resgatar símbolos históricos de Santo André”, comentou o prefeito Gilvan Junior.
A cerimônia de abertura do auditório contou com autoridades do Iphan, vereadores, secretários e moradores da vila inglesa.
“A abertura do auditório faz parte de um pacote que tem transformado a Vila de Paranapiacaba com mais de uma dezena de prédios históricos restaurados. Esse conjunto de intervenções está sendo muito importante na nossa empreitada de transformar a Vila em Patrimônio Mundial da Humanidade, inclusive em maio estaremos em Portugal para dar andamento neste processo”, destacou o subprefeito de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fabio Picarelli.
Histórico
Antigamente o imóvel integrava um complexo hospitalar inaugurado em 1896, durante as obras da ferrovia Santos-Jundiaí, construída pela empresa São Paulo Railway Company.
Foi desativado na primeira metade da década de 1910, quando passou a ser utilizado como residência para engenheiros e profissionais da companhia britânica.
Em 1946, a União encampou a ferrovia e consequentemente o imóvel, mas com o passar dos anos o espaço deixou de ser utilizado. Quando ocorreu o incêndio, o local já estava sem uso.
Além da abertura do auditório, o prefeito Gilvan aproveitou a estadia na vila inglesa para inaugurar uma brinquedoteca, que faz parte do complexo onde está o Cine Lyra e funciona de terça a domingo, das 10h às 16h. O local recebeu doações de brinquedos do Fundo Social de Solidariedade.