Aos 32 anos, Gilvan Junior tomou posse nesta quarta-feira (1º) como o prefeito mais jovem da história de Santo André.
Eleito com 221.410 votos (60.98% dos válidos), ele assegurou, ao lado da vice-prefeita Silvana Medeiros, trabalho em consonância ao que vinha sendo realizado por Paulo Serra, chefe do Executivo andreense entre 2017 e 2024.
“A vida me preparou para esse momento tão importante. Passei por várias secretarias durante o governo do prefeito Paulo Serra, ajudei a tirar diversos projetos do papel e essa experiência me trouxe até aqui. Muita emoção ver o trabalho ser recompensado. Vamos continuar transformando Santo André e ajudar as pessoas que mais precisam”, comentou Gilvan.
Gilvan e Silvana tomaram posse como prefeito e vice em sessão solene na Câmara Municipal, onde foram cumprimentados pelos 27 vereadores eleitos.
Depois, no Teatro Municipal Maestro Flavio Florence, eles receberam o cargo das mãos de Paulo Serra em cerimônia que apresentou ao público os secretários municipais.
“Momento muito importante essa transmissão do cargo e uma responsabilidade enorme de continuar o trabalho do Paulo Serra, melhor prefeito da história de Santo André”, discursou Gilvan, que chegou a se emocionar e pediu aplausos de pé do público para Paulo Serra.
A vice-prefeita Silvana Medeiros também estava bastante emocionada. “Feliz demais por estar aqui. Recebi um presente de Deus, passei por momentos difíceis antes de chegar até aqui. Hoje é dia de celebrar, chegou a hora de unir forças com um governo que deu certo. Quero lutar e fazer valer a voz do povo. Farei isso ao lado do Gilvan e do sempre prefeito Paulo Serra, que serve de inspiração para todos nós”, destacou.
Paulo Serra, que comandou a cidade de 2017 até 2024, agradeceu o carinho e depositou confiança no trabalho de Gilvan.
“Mudamos a cidade nestes últimos oito anos, foram muitas obras relevantes e, o mais importante, resgatamos o orgulho do andreense em morar aqui. Não tenho dúvidas de que o Gilvan vai dar sequência a esse trabalho com muita competência”, ressaltou.
Primeiro ato
Logo após ser empossado, Gilvan teve como primeiro ato político a inauguração da Praça de Esportes Florindo Galhardo, na Vila Curuçá, no início da tarde.
Mesmo com chuva fraca, ele entregou o equipamento em parceria com Paulo Serra, que participou da cerimônia.
Biografia
Gilvan Ferreira de Souza Junior, 32 anos, é desde os três meses de vida.
Viveu e criou suas raízes na Vila Homero Thon e iniciou sua vida profissional na Vila Assunção. Logo aos 18 anos casou-se com Jéssica Roberta e é pai de dois meninos: Enzo e Pietro.
Gilvan começou a trabalhar cedo ajudando seu pai no ramo de hortifrúti e, aos 16 anos, entrou para o setor supermercadista, onde rapidamente tornou-se gerente, liderando toda a equipe do estabelecimento no qual trabalhava.
Ele abriu sua própria empresa aos 18 anos e se graduou em Gestão de Recursos Humanos. Desde 2015, tem se especializado em gestão pública e se graduou em Direito.
Iniciou sua trajetória na vida pública em 2016, quando, a convite de Paulo Serra, então candidato a prefeito de Santo André, trabalhou na coordenação da vitoriosa campanha eleitoral.
Já no primeiro ano de gestão de Paulo Serra, em 2017, Gilvan integrou a equipe de governo em cargos estratégicos, adquirindo profunda experiência na gestão e a confiança de toda a equipe de governo.
Atuou como secretário de Planejamento e Licenciamento, foi diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diretor de Controle Urbano, secretário Adjunto de Desenvolvimento e Geração de Emprego, e ainda superintendente do Semasa.
Em todas as áreas teve reconhecida liderança e capacidade administrativa na solução de problemas e implantação de políticas públicas inovadoras.
Em janeiro de 2023, assumiu a Secretaria de Saúde de Santo André, onde enfrentou desafios com as consequências da pandemia Covid-19 e implementou diversos programas de sucesso.
Lançou o maior centro médico de especialidades dentro de um shopping no Brasil, o Poupatempo da Saúde, localizado no Atrium Shopping, além de informatizar o sistema de saúde do município que agora permite aos andreenses marcar consultas facilmente sem sair de casa.
Deixou a Secretaria de Saúde para comandar a Secretaria de Ações Governamentais, e então se tornar o candidato a prefeito de Santo André.