A Saúde de Santo André segue evoluindo lado a lado com a tecnologia.
Mais uma prova disso é o Consultório Digital, um serviço inovador e pioneiro na região do ABC, que traz um novo conceito de consulta a distância, garantindo agilidade no atendimento e recursos que permitem aos pacientes realizarem exames e saírem com receitas médicas impressas na hora.
Inicialmente voltados ao atendimento de adolescentes, na especialidade de hebiatria, os consultórios digitais já foram implantados nas Clínicas da Família Parque Miami, Jardim Irene, Vila Guiomar, além da Unidade de Saúde da Família Utinga, totalizando quatro dos sete territórios da saúde.
A escolha levou em conta um estudo da Universidade Federal do ABC (UFABC), a partir de indicadores sociais e de saúde.
As unidades ganharam salas especialmente preparadas para receber os totens e os pacientes são auxiliados por profissionais de enfermagem que foram previamente capacitados.
Quando inicia o atendimento a distância, o hebiatra já está com todas as informações do paciente e, se for o caso, pode solicitar exames complementares ali mesmo e encaminhar receituário para impressão.
“Toda tecnologia que estiver ao nosso alcance para melhorar a vida das pessoas, nós vamos utilizar. É um projeto inovador, coisa de primeiro mundo, desenvolvido pela Universidade Federal do ABC. Estamos iniciando em quatro unidades de saúde da Prefeitura e queremos expandir”, enalteceu o prefeito Gilvan Ferreira, que visitou a unidade do Parque Miami e conferiu de perto a novidade.
“A ideia aqui não é substituir os atendimentos presenciais, mas agilizar o atendimento à saúde do andreense. A saúde tem pressa”, continuou o chefe do Executivo andreense.
Os equipamentos têm telas touchscreen (sensíveis ao toque), com interface intuitiva, que permitem ao usuário navegar desde a triagem até exames clínicos e de imagem, auxiliando o atendimento do médico – do outro lado, profissionais da rede andreense comandam a consulta diretamente do Centro de Saúde Escola (CSE) Capuava.
“O paciente coloca o dedo no equipamento e confere 16 parâmetros da sua saúde: a pressão arterial, oxigenação e até a hemoglobina, sendo que, normalmente, seria preciso tirar sangue para saber se o paciente está com anemia. Em poucos segundos, do outro lado da tela, um médico passa a atender com todos esses dados da triagem e, se precisar coletar mais dados, como medição de febre ou verificação de dor de ouvido, também tem equipamento”, detalhou Gilvan.
Em fase de testes desde 31 de julho, com 30 adolescentes em acompanhamento, os consultórios digitais agora passam a ser efetivos na rede municipal de saúde.
“Trata-se de uma política pública de saúde que começou a ser formatada dentro da universidade e, em breve, outros equipamentos da nossa rede serão beneficiados, chegando aos sete territórios da cidade”, destacou o secretário de Saúde, Edson Salvo Melo.
Vacina virtual
Santo André lançou recentemente o método de imunização aliado à tecnologia batizado de “vacina virtual”, para auxiliar crianças e jovens que têm medo da injeção, distraindo-os a partir de óculos de realidade virtual em um momento lúdico em prol da vacinação deste público.
Em uso na Clínica da Família do Jardim Alzira Franco e prestes a ser expandido para toda a rede, o equipamento foi desenvolvido pelo agente comunitário de saúde Douglas Wilson.







