Cerca de 260 crianças atendidas por entidades parceiras do Fundo Social de Solidariedade de Santo André participaram da programação especial da campanha Maio Amarelo, que acontece também na minicidade localizada no Centro de Educação para a Mobilidade.
O espaço lúdico voltado à educação para o trânsito integra o complexo da Sabina Escola Parque do Conhecimento.
“Oferecer vivências como essa às nossas crianças é fundamental para formar cidadãos mais conscientes e responsáveis. A educação no trânsito precisa começar desde cedo, de forma lúdica e acessível, assim como é realizado na minicidade pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Cada aprendizado representa um passo importante para um futuro com mais segurança e respeito no trânsito”, afirma Ana Claudia de Fabris, secretária de Assistência Social.
Entre as instituições participantes estavam Meimei, Caminho da Luz, Beata Catarina e Assembleia de Deus.
Durante a atividade, as crianças vivenciaram situações práticas de segurança viária, com oficinas de sinalização, simulações de travessia segura, palestras com agentes de trânsito, entre outras atividades.
A proposta foi estimular, de forma divertida e educativa, a conscientização desde a infância sobre a importância do respeito às leis de trânsito.
“As ações do Maio Amarelo desenvolvidas ao longo do mês com as entidades de Santo André são fundamentais para a formação de uma cultura de respeito e segurança no trânsito. Trabalhar a conscientização desde a infância é plantar sementes que florescerão em atitudes mais responsáveis no futuro, cuidando da vida da nossa gente”, destacou a primeira-dama Jessica Roberta.
Ações em andamento
O calendário de atividades do Maio Amarelo prossegue na cidade.
A Prefeitura de Santo André desenvolveu diversas ações para conscientizar e orientar motoristas, pedestres e alunos das escola municipais.
Entre as ações está o Circuito Itinerante de Mobilidade (Cimob), que consiste em uma estrutura móvel que simula uma cidade com sinalização, ruas, semáforos, placas e faixa de pedestres.
As ações educativas também acontecem com os motoristas de ônibus nos terminais da Vila Luzita e Santo André Oeste.
Um curso de direção defensiva foi realizado para os Guardas Civis Municipais (GCMs), motoristas do Samu (serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e os que atuam na fiscalização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
Um curso de pilotagem também foi aberto para motociclistas.
No encerramento do Maio Amarelo, uma esquete teatral da Cia. Sopa acontecerá no estacionamento da Sabina.
As ações do Maio Amarelo são executadas pela Gerência de Educação de Trânsito (GET), da Secretaria de Mobilidade Urbana do município. Para conferir a programação completa das atividades basta acessar o site https://maioamarelosa.wixstudio.com/home.