A Prefeitura de Santo André dá continuidade às ações de segurança viária ao concluir a implementação de mais uma Faixa Azul exclusiva para motociclistas, esta instalada na Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira.
A medida é alinhada ao Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), e com autorização da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).
Além disso, a Avenida José Amazonas, no sentido bairro, também recebeu a nova Faixa Azul, ampliando a área dedicada aos motociclistas e proporcionando mais conforto e organização para os condutores dessa modalidade de transporte.
Os dois trechos somam 3,4 quilômetros de vias dedicadas. A primeira via beneficiada foi a Avenida Prestes Maia, em uma extensão de cinco quilômetros (ida e volta) e está em operação desde o mês de maio de 2024.
“Cada investimento em segurança viária é, acima de tudo, um compromisso com a vida. A Faixa Azul é prova disso. Em um ano de implantação na Avenida Prestes Maia, não registramos nenhum acidente fatal, um resultado que nos enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo. São ações que fazem a diferença e ajudam a salvar vidas todos os dias”, destacou o Secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote.
ABC em OFF Entrevista antecipou expansã o
Em breve, o projeto da Faixa Azul continuará a se expandir. A Prefeitura enviou para análise e aprovação o projeto de instalação da faixa exclusiva para motos nas avenidas dos Estados e Presidente Costa e Silva.
Com a implementação dessas novas faixas, o município terá ao todo 30 quilômetros de vias destinadas exclusivamente para os motociclistas, promovendo uma maior fluidez no trânsito e, principalmente, aumentando a segurança para esse importante modal de transporte.
Zero morte
A efetividade da instalação da Faixa Azul é concreta. Desde a instalação na primeira via da cidade, na Avenida Prestes Maia, nenhum óbito de motociclista foi registrado no trecho. Além disso, o número de motocicletas que trafegavam na via antes da implantação era de 7.204 motocicletas por dia, enquanto o volume em janeiro de 2025, dados da última medição, são de 10.197 motocicletas por dia, um aumento de 42%.
O trânsito de motocicletas representa 17% do volume total diário de veículos que passam na Avenida Prestes Maia.