Prestes a encerrar o segundo mandato, o que o impede de estar na disputa eleitoral, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, concedeu entrevista ao ABC em OFF onde fez um balanço da gestão, falou das principais obras entregues, as que ainda estão para ser concluídas até o final do ano, as finanças do município, o relacionamento com o governador Tarcísio de Freitas, eleições municipais e o que espera do próximo governo.
“Eu queria assumir a cidade depois do Paulo Serra e não do PT”, ressaltou o prefeito ao falar sobre a situação financeira que deixará para o próximo, ou próxima, chefe do Executivo Municipal e sobre como herdou a cidade após a gestão de Carlos Grana, do PT.
Veja os principais trechos da entrevista.
Obras em andamento
O prefeito afirmou que muitas obras em andamento ainda serão entregues até dezembro, último mês de seu mandato. Ele citou como exemplo o programa de requalificação das unidades de Saúde, o Qualisaude, que foi implantado em 51 unidades.
Até o final do ano deverá ser entregue a requalificação da unidade da Vila Guimar, Jardim Marek e o hospital da Vila Luzita, além do início das obras na unidade Moisés Fucs, no segundo subdistrito. Paulo Serra falou também sobre a pavimentação asfáltica da cidade, sobre universalização da água e do esgoto na cidade, da iluminação de LED nas vias e sobre a entrega do Complexo Viário Santa Terezinha.
Nova Perimetral
Há 22 anos sem receber manutenção, o prefeito falou sobre os desafios das obras realizadas na avenida Perimetral. Segundo o prefeito, a ideia é levar o padrão da Perimetral para os 17 principais corredores comerciais da cidade.
Tarcísio de Freitas
Paulo Serra elogiou o governador e falou que ele reconhece Santo André como um bom modelo de gestão. O prefeito disse ainda que o governador assumiu o compromisso de iniciar a construção da Linha 20 do Metrô por Santo André.
Finanças
Questionado se o próximo governo herdará dívidas de sua gestão, o prefeito afirmou que o endividamento do município tem hoje é muito menor do que há 8 anos e se dá em virtude de investimento em obras. Ele citou que a maior sangria das finanças da cidade é o pagamento dos precatórios. E brincou: “Eu queria assumir a cidade depois do Paulo Serra e não depois do PT”.
Educação
Perguntado se teve algo que gostaria de ter feito e não conseguiu, o prefeito Paulo Serra afirmou que a Educação foi uma pasta em que não foi possível fazer todas as ações que pretendia pelo fato da pandemia ter atrasado muitos projetos.
Eleições
Paulo Serra afirmou que o sentimento nas atividades de campanha tem sido muito positivo. “A escolha pelo nome do Gilvan foi coletiva. Nossa equipe confia totalmente que o Gilvan irá conseguir continuar o ritmo do nosso trabalho”, afirmou o prefeito, que disse lamentar a postura de alguns candidatos na cidade. “Muita gente cuspindo no prato que comeu”, alfinetou.
Veja a íntegra da entrevista do Prefeito de Santo André, Paulo Serra, concedida aos jornalistas Leandro Amaral, Andréa Brock e Anderson Afonso.