Como parte de um esforço conjunto para promover a eficiência energética e a sustentabilidade no ABC, a Enel Distribuição São Paulo e a Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), realizam uma grande ação para a troca de lâmpadas antigas e ineficientes por modelos de LED.
A iniciativa, que acontecerá em quatro Estações de Coleta da cidade, visa reduzir o consumo de energia e o valor da conta de luz das famílias, além de promover o descarte correto desses resíduos.
O projeto será realizado em formato piloto, com duração de dois meses.
Ao término desse período, os resultados serão avaliados para para definir a continuidade e a possível expansão da iniciativa para outras Estações de Coleta da cidade.
Para participar, o morador de Santo André deve comparecer aos ecopontos Antonina (Jardim Santo Antônio), Ipanema (Jardim Ipanema), Paraíso (bairro de mesmo nome) e Sacadura Cabral (também no bairro de mesmo nome) com a conta de energia do último mês e documento de identidade com foto do titular da conta.
Serão permitidas a entrega de até dez lâmpadas incandescentes, halógenas ou fluorescentes.
Carolina Afonso, coordenadora de projetos de Sustentabilidade da Enel SP, destaca que a ação vai além da economia financeira.
“A parceria com o Semasa fortalece nossa atuação nos territórios e nos aproxima ainda mais das comunidades. Queremos mostrar que pequenas mudanças no dia a dia, como a troca de lâmpadas antigas por modelos de LED, têm um impacto imediato na economia das famílias e contribuem para um consumo de energia mais sustentável. Esse projeto é um exemplo de como a eficiência energética pode transformar realidades, gerando qualidade de vida e benefícios para toda a sociedade”, explica.
Já para o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de Santo André, Edinilson Ferreira dos Santos, a ação reforça o compromisso municipal com o consumo consciente e a preservação ambiental.
“Essa parceria é uma oportunidade de unir esforços em prol da eficiência energética e da sustentabilidade. Com a troca das lâmpadas, conseguiremos não apenas reduzir o impacto no bolso dos moradores, mas também a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, incentivando, assim, o uso de tecnologias mais limpas e o descarte correto dos resíduos. É um ganho para as famílias e para toda a cidade de Santo André”, disse.
A tecnologia LED, além de ter uma vida útil superior, consome até 80% menos de energia em comparação com as lâmpadas antigas, gerando um impacto direto e positivo no orçamento doméstico e contribuindo para a redução da demanda de energia no município.
Lâmpadas, especialmente as fluorescentes, contêm materiais tóxicos à saúde humana e ao meio ambiente. Por isso, o descarte correto desse tipo de objeto é fundamental.
É importante lembrar que os ecopontos são equipamentos públicos de uso gratuito e voltados exclusivamente para descarte de resíduos provenientes das residências andreenses.
As ações itinerantes de troca de lâmpadas integram o Programa de Eficiência Energética da Enel Distribuição São Paulo, regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que já beneficiou milhares de clientes no estado com a substituição de equipamentos antigos por alternativas mais modernas e sustentáveis.
Estações de Coleta participantes
Atendimento de domingo a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h (inclusive feriados)
- Antonina – Av. Engenheiro Olavo Alaysio de Lima, 945 (esquina com a rua Alemanha) – Jardim Santo Antônio
- Ipanema – Av. Capitão Mário Toledo de Camargo, 2.955 – Jardim Ipanema
- Paraíso – Rua Juquiá, 200 – Paraíso (próximo ao Sabina)
Atendimento de segunda a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h (inclusive feriados)
- Sacadura Cabral – Rua Lauro Muller, 400 – Vila Sacadura Cabral