Como parte das ações que colaboram para ampliar o volume de materiais recicláveis que seguem para as cooperativas de reciclagem do município, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) estreou uma Central de Triagem Compacta de Resíduos Recicláveis no Arraial Solidário 2023, promovido pela Prefeitura de Santo André.
O equipamento, projetado exclusivamente para aumentar o reaproveitamento de materiais secos gerados no evento, operou próximo à praça de alimentação e contou com apoio da Cooperativa Cidade Limpa, responsável pela separação dos resíduos durante toda a festa.
Para que os frequentadores pudessem fazer a disposição correta dos materiais, havia diversos Postos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pelo local.
Leia mais:
– Arraial Solidário reúne 60 mil pessoas e arrecada 13 toneladas de alimentos
– Arraial Solidário encerra segundo dia com show de Val Pinheiro e público de 20 mil pessoas
– Abertura do Arraial Solidário de Santo André atrai mais de 10 mil pessoas
Iniciativa reforça importância da separação dos resíduos
Os sacos com os resíduos eram encaminhados à tenda que abrigava a central para que os cooperados fizessem a triagem dos resíduos. No total foram triados 410 quilos de papel, papelão, latinhas de alumínio, plástico, tetrapak, entre outros.
A estrutura contou também com abordagem de agentes do Semasa, que estavam à disposição da população para tirar dúvidas e fornecer informações, principalmente sobre a importância da separação dos resíduos, o trabalho das cooperativas e a operação do Aterro Sanitário Municipal.
“Além da questão operacional e de fomentar a melhora da separação de resíduos nos eventos, contribuindo para a renda dos cooperados, a central também atua como ferramenta de educação ambiental, sensibilizando milhares de frequentadores”, explica o superintendente-adjunto da autarquia, Edinilson Ferreira dos Santos.
A ideia é que o equipamento compacto seja disponibilizado em todos os grandes eventos promovidos pela Prefeitura no Paço Municipal, como a Feira da Fraternidade e Natal Solidário.
Veja o vídeo.