O Teatro Municipal Maestro Flavio Florence recebeu a nona edição do prêmio Santo André de Inovação, que faz parte da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Os vencedores foram a FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Bernardo do Campo, na categoria Soluções e Tecnologias Inovadoras, e a Escola Estadual Renêr Caram, que fica na Vila Palmares, em Santo André, na categoria Extensão Tecnológica.
O projeto da FEI consiste em um dispositivo que ajuda a diminuir tremores nas mãos usando um giroscópio que gira em alta velocidade.
Já a Escola Estadual Renêr Caram criou estações meteorológicas de baixo custo para uso em escolas, ajudando alunos a entenderem melhor o clima da própria região.
A iniciativa estimula o aprendizado em várias áreas do conhecimento.
“É gratificante ver todo esse trabalho com essa equipe empenhada. Este prêmio coloca Santo André no futuro, trazendo uma cidade mais inteligente e pensando sempre no morador andreense. Já temos diversas tecnologias sendo utilizadas como o Onda Verde, o CEP Digital, entre outras, que simplificam e agilizam a vida da população. Parabéns a todos que participaram e que seguem nos auxiliando em desenvolver políticas públicas englobando todos os munícipes”, enfatizou o prefeito Gilvan Ferreira.
Nesta, que foi a nona edição, os trabalhos ficaram à mostra por dois dias para visitação de escolas e público em geral, depois sendo avaliados por uma banca de 23 avaliadores.
Em Soluções e Tecnologias Inovadoras, além da FEI, se destacaram Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia) da região.
Já em Extensão Tecnológica, além da Escola Estadual Renêr Caram, tiveram destaque a Strong Business School e a Universidade Metodista.
Também apresentaram projetos Fundação Santo André, Hion Tecnologia, Senac, Senai, Universidade Federal do ABC e Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
Santo André tem colocado a inovação como propulsor do desenvolvimento econômico e social da cidade, seja a inovação em processos, modelos de negócio, produtos ou serviços, e as instituições de ensino e pesquisa têm papel fundamental para fortalecer cada vez mais a economia do município.
O evento faz parte da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação 2025, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, por meio do Parque Tecnológico de Santo André.
A iniciativa é realizada em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e tem como objetivo fortalecer o intercâmbio entre instituições de pesquisa, ensino, governo e setor produtivo.
A programação completa pode ser acessada em https://acesse.santoandre.br/semanadeinovacao25.







