A modernização do sistema público de iluminação de Santo André, por meio do programa Banho de Luz, segue evoluindo pelo corredor formado entre a Avenida Antônio Cardoso e a Rua Oratório, desde o Bairro Bangu até o Jardim Sônia Maria, no limite com o município de Mauá e com a Zona Leste da Capital.
Serão aproximadamente 450 pontos de luz modernizados para luminárias de LED nesta etapa do Banho de Luz, incluindo não somente as vias onde passam carros, coletivos, outros tipos de veículos e pedestres, como os corredores do trólebus, proporcionando mais segurança, qualidade de vida e ainda por cima economia aos cofres públicos.
Leia mais:
– Santo André: obras do Complexo Maurício de Medeiros avançam e devem ser entregues em 2025
– Ex-aluno da Etec de Santo André pisa em cobras para fazer pesquisa
– Santo André entrega revitalização da UTI Neonatal do Hospital da Mulher
“Estamos chegando em 40 mil pontos de luz, entre 75% e 80% de toda a cidade com iluminação modernizada. Estamos caminhando para levar a toda a cidade iluminação de LED, que dura mais, consome menos energia e ilumina mais”, destacou o prefeito Paulo Serra.
“A luminária antiga, ainda por cima, exigia muito mais manutenção, enquanto o LED traz inclusive outra cara e estamos levando para toda a cidade. É nosso trabalho para melhorar e trazer mais eficiência na iluminação pública de Santo André”, justificou o chefe do Paço andreense.
Próximos bairros
As próximas etapas prevêem a finalização da área que contempla Vila Camilópolis, Vila Sá, Vila Metalúrgica e Utinga e posteriormente a região do Parque Novo Oratório, Parque Capuava, Jardim Santo Alberto e Jardim Ana Maria, totalizando aproximadamente 4 mil pontos.
O objetivo do Banho de Luz é alcançar 100% de cobertura em Santo André, o equivalente a 53 mil pontos, que estão distribuídos em aproximadamente 1,3 mil quilômetros de vias. A pretensão da prefeitura andreense é economizar 52% em consumo de energia, o equivalente a 842,2 MW/mês.
O programa Banho de Luz vem realizando também a modernização de telegestão e monitoramento do parque luminotécnico, permitindo que as equipes da Prefeitura tenham controle total dos pontos luminosos.