Um olhar capaz de transformar em arte ângulos de um Paço Municipal pelo qual centenas de pessoas passam diariamente.
É esse jeito poético de ver o comum através das lentes de uma câmera de celular que Antony Barchechen, auxiliar de limpeza da Prefeitura de Santo André, imprimiu nas fotos em preto e branco que integram a exposição Mentorias.
A mostra é promovida pela Casa do Olhar Luiz Sacilotto e pode ser conferida no Salão de Exposições do Paço Municipal, gratuitamente, até esta sexta-feira (20).
Barchechen é uma das dez pessoas de diversos perfis que participaram do projeto de mentoria com Arthur Pugliese, coordenador da Casa do Olhar Luiz Sacilotto.
Os participantes receberam informações valiosas para desenvolver sua criatividade dentro da sua área de interesse e o que foi desenvolvido durante as mentorias resultou na exposição.
“O projeto nasceu para ajudar artistas a entender as coisas de uma forma diferente, quais caminhos tomar. No entanto, também tivemos participantes que não eram artistas, mas que tinham uma relação muito próxima com um processo de criatividade, de construção. Então tivemos psiquiatra, professor, dona de casa, funcionário público”, pontua o mentor Arthur Pugliese.
Para Barchechen, fotografia é remédio para a alma. Faz parte de um processo que começou há sete anos, com a compra de uma máquina de baixa resolução, resultando em uma participação em uma mostra no Salão de Exposições e a possibilidade de ganhar dinheiro fazendo o que ama. “Quem ama corre atrás, e eu amo”, diz.
Há cerca de dois anos, Baschechen, que tem hoje 48 anos e completou o ensino médio, estava doente, com uma depressão fortíssima e precisava mudar sua rotina.
Fotografia foi uma válvula de escape que, junto com o trabalho no Programa Andreense de Qualificação (PAQ), salvou sua vida, como ele diz.
Hoje Antony Barchechen olha para suas obras expostas e se emociona.
“Quando eu olho lá atrás era impensável uma coisa dessas. Eu até chorei quando contei em casa, para a minha família, reunida na grande mesa que tem na minha residência”, relembra.
Casa do Olhar Luiz Sacilotto
É um equipamento gerido pela Secretaria de Cultura de Santo André, que promove pesquisa, reflexões e estimula a criação no campo das artes visuais.
Na Casa do Olhar Luiz Sacilotto também são realizadas exposições com visitação gratuita. Além disso, a Casa do Olhar é responsável pelo Salão de Arte Contemporânea.
Serviço
Exposição Mentorias
Local: Salão de Exposições do Paço Municipal
Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro – Santo André
Período da exposição: até 20/2 (sexta-feira)
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 17h
Fechado durante o Carnaval, com abertura na quarta-feira (18), às 13h
Entrada gratuita







