A Prefeitura de Santo André alerta os munícipes que criminosos estão encaminhando e-mails para moradores da cidade citando supostas pendências e irregularidades envolvendo alvarás de funcionamento e também sobre pedidos de alterações em números de imóveis.
Um dos e-mails encaminhados cita uma suposta alteração na numeração da residência.
Nele constam dados dos munícipes, números de protocolo e datas de solicitação fictícios.
Em anexo há um falso boleto para pagamento onde só assim seria possível regularizar a situação.
Outro golpe aplicado se trata de irregularidades em alvará de funcionamento.
No texto, o golpista diz que ‘a empresa foi notificada conforme denúncia anônima recebida pelo Departamento de Licenciamento Urbano e Obras e que de acordo com a legislação a não regularização resultaria em sanções, multas e fechamento’. Neste e-mail, há links suspeitos.
A Prefeitura reforça que toda fiscalização sobre alteração de numeração é agendada com o proprietário, onde o município envia um informe com um telefone ou link ao solicitante apenas para realizar o agendamento da vistoria.
Esse serviço realizado pelos agentes fiscais não é cobrado.
Em relação aos alvarás de funcionamento, todo o processo é realizado on-line por meio da plataforma Acto, que é um ambiente que conta com análises digitais e acompanhamento do munícipe nos diversos serviços oferecidos, 24 horas por dia, sete dias por semana.
O município, tomando conhecimento das tentativas de golpes, abriu boletim de ocorrência para denunciar os atos para as autoridades competentes.