O candidato a prefeito de São Bernardo pelo PSTU, Cláudio Donizete, afirmou durante a Sabatina ABC em OFF 2024 que, se eleito, irá acabar com todos os cargos comissionados do governo. “Esses cargos consomem 1 bilhão anualmente”, afirmou.
O candidato disse ainda que pretende trazer os trabalhadores para fazer a gestão no município a fim de democratizar o orçamento. Segundo ele, a ideia seria eleger conselhos de trabalhadores. “O mandato do vereador será uma extensão do governo”.
Cláudio Donizete também pensa em diminuir o salário do prefeito e vice-prefeito da cidade, equiparando aos ganhos dos professores. Além disso, o candidato quer enxugar o número de secretarias municipais para “entre 5 e 7”, juntando pastas como Educação e Cultura, Obras e Mobilidade, entre outras.
O candidato também afirmou que, se eleito, “irá baixar um decreto determinando que as fábricas que quiserem sair do município tenham que dialogar antes com a cidade”. Sobre o tema o candidato comentou que não acha correto empresas que lucraram na cidade por anos irem embora sem apresentarem seus motivos.
Cláudio Donizete afirmou que seu nome representa o fim do revezamento das “elites milionárias no governo municipal que não fazem nada pela cidade, pelos trabalhadores, pela classe negra, pelas mulheres e comunidade LGBT”.
Assista a íntegra da entrevista concedida aos jornalistas Andréa Brock, Leandro Amaral e Anderson Afonso.