A candidata a prefeita da cidade, Bete Siraque (PT), que já foi vereadora, afirma que sua candidatura abre a possibilidade de a cidade ser, pela primeira vez na história, administrada por uma mulher. Representando a candidatura da esquerda no município, Bete afirma que, se eleita, a sua primeira ação será olhar o orçamento público para depois elencar as ações previstas em seu plano de governo. “A informação que temos é que a cidade está muito endividada”, comenta a candidata.
Bete afirma que, se eleita, irá priorizar tarifa zero no transporte público para as famílias de baixa renda. “Há mães atípicas na cidade que não conseguem fazer os tratamentos de seus filhos por não terem dinheiro para utilizar o transporte público na cidade”.
Na área da Segurança Pública, se eleita a candidata pretende seguir o exemplo da vizinha Diadema, que é administrada pelo PT, onde foram instalados totens de segurança nas divisas da cidade e pontos estratégicos, “além de ampliar o videomonitoramento”.
Sobre o IPTU, a candidata afirmou que segundo informações “de bastidores” há um estudo em andamento na cidade a fim de promover mudanças sobre o valor venal dos imóveis. “Precisamos avaliar o impacto que isso pode gerar na vida das pessoas”, afirmou a candidata.
Bete afirma que seu governo “irá absorver a capacidade de gestão do Celso Daniel”, a quem ela credita ter sido o melhor prefeito da história de Santo André. “Queremos implantar o núcleo de planejamento de bairro com o orçamento participativo. A participação da população será uma prioridade para nós. Queremos também criar a Secretaria das Mulheres, que existia e foi extinta”, promete a candidata.
Assista a íntegra da sabatina.
Acompanhe a cobertura das Eleições 2025 em todos os canais do ABC em OFF.