Na manhã desta quarta-feira (8), a Secretaria de Meio Ambiente de Rio Grande da Serra realizou a primeira reunião estratégica para contemplar o Programa estrutural para os primeiros 100 dias de governo, o “Recomeça Rio Grande”, lançado pelo Prefeito Akira.
O Secretário Marcelo Marcondes conduziu a reunião, após o diagnóstico preliminar e debateu as estratégias com os presentes. Os colaboradores apresentaram demandas de curto, médio e longo prazo, sistematizando as ações que visam dar uma nova estrutura na agenda ambiental local.
“Realizamos uma oficina de escutas e construções de pautas, na sequência, com as propostas do plano de governo do prefeito, e as que trouxemos no compromisso de governança ambiental, sistematizamos com o foco em eixos estruturantes”, afirmou o secretário.
No planejamento, temas como emergências climáticas, gestão de resíduos, coleta seletiva, educação ambiental, fiscalização, bem-estar animal, foram os pontos fortes. Trazendo ainda no rol de ações, o resgaste da agenda pública ambiental, com ações administrativas e de resultados para a governabilidade de forma sustentável.
Ainda de acordo com o secretário, é necessário estabelecer ações primárias, que gerem impactos diretos em benefício da sociedade, é com viés técnico, de acolhimento e de sistematização que conseguiremos resultados rápidos e com qualidade ambiental. Para isso, a agenda 2030 dos ODS/ONU serão ferramentas de implementação da gestão.
Com esse entendimento, é promovendo políticas públicas responsivas, de justiça social e climática, que permitirão Rio Grande crescer de forma sustentável. O monitoramento de indicadores permitirá guiar as prioridades do governo local de acordo com os desafios identificados a partir da análise de dados.
Na reunião, o secretário adjunto – Flávio Nakaoka, trouxe também os desafios da educação ambiental para a gestão de resíduos, discutindo com as presentes soluções para a coleta seletiva e outros pontos que estão contemplados no planejamento estratégico da secretaria de meio ambiente.