O Secretário Municipal do Clima, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Rio Grande da Serra, Marcelo Marcondes, esteve presente no 1º Encontro Cidades Verdes Resilientes, em Brasília.
O evento faz parte das ações previstas pelo Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), do Governo Federal, que tem como objetivo principal aumentar a qualidade ambiental e a resiliência das cidades brasileiras diante dos impactos das mudanças climáticas.
Rio Grande da Serra vem estruturando suas ações na busca por soluções em ser uma cidade sustentável. O Secretário Marcondes destaca que levou a agenda local, para discussão em âmbito nacional.
Foram feitas conversas com o Ministro das Cidades – Jader Filho, bem como com o Ministério do Meio Ambiente, através do Secretário Nacional de Qualidade Ambiental – Adalberto Maluf”, de forma, que o Governo Federal possa compreender os desafios locais e o enfrentamento de novos eventos climáticos.
Marcondes, por fim, ressalta que “precisamos agir sistematicamente, hoje temos posicionado o município nas principais agendas, de forma, que possamos garantir o espaço de construção de novas políticas públicas, garantindo oportunamente o recebimento de recursos e novas agendas”.
Sobre o Programa, que foi instituído pelo Decreto nº 12.041, de 5 de junho de 2024, o Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR) é gerido pelo Governo Federal e coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com o apoio do Ministério das Cidades e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O programa busca fomentar parcerias e otimizar recursos, principalmente da administração pública, para alinhar o desenvolvimento urbano sustentável e a adaptação às mudanças climáticas, sempre com foco na justiça socioambiental.