Rio Grande da Serra pode se tornar protagonista de uma revolução tecnológica na produção de carros híbridos, elétricos e baterias no Brasil. A RWM Motors, Montadora de Veículos que planeja se instalar no ABC por meio de uma Empresa Satélite Recicladora, esteve presente em uma reunião com a Prefeita da cidade, apresentando a possibilidade de instalação de uma empresa na cidade.
A RWM Motors é uma empresa inovadora no Brasil com o sistema 3R’s (Reparação, Reutilização e Reciclagem) e está buscando expandir suas atividades em uma nova localidade. O município de Rio Grande da Serra possui todos os requisitos para a instalação de uma recicladora de pneus e baterias de lítio, usadas em carros elétricos, tornando a cidade um local ideal para receber a empresa.
A chegada da RWM Motors poderá gerar mais empregos para a cidade, de forma sustentável, e colocará Rio Grande da Serra como um importante polo da indústria automotiva no país. Durante a reunião, estiveram presentes o representante da RWM Motors, Sr° Odair Berto, e Marcos Paulo Lorenzo (Marquinhos), coordenador regional do Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC.
Empresário explica as razões do investimento na cidade
Segundo Odair Berto, Rio Grande da Serra possui todas as condições para a instalação de uma Recicladora no município.
“Saímos da reunião com a certeza que Rio Grande da Serra tem totais condições de abrigar esta Empresa Satélite da RWM Motors que lida com a Reciclagem de Baterias de Lítio e Pneus, vale destacar que esta empresa é zero poluente, ajudando a manter o clima da cidade sem acréscimo de poluição, e com mais oportunidades de emprego para a população local”.
A proposta da Montadora é revitalizar a Indústria do Grande ABC, conhecida historicamente pela força automobilística, mas que perdeu força nos últimos anos, principalmente com a saída de montadoras da região, como a Toyota em 2022 e a Ford, ainda em 2019. Representando um forte baque para a região que foi a pioneira na área em território nacional.
Empresa pode mudar o cenário da região, diz sindicalista
Segundo Marcos Paulo Lorenzo (Marquinhos), coordenador regional do Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC, a parceria pode significar uma mudança no cenário atual da região.
“A agenda foi muito positiva, tanto para o sindicato, para os trabalhadores e principalmente para a região, além de gerar empregos para a população de Rio Grande da Serra, com a possibilidade do desenvolvimento de fornecedores aqui no país.”.
A articulação política que possibilitou a realização deste projeto está sendo realizada pela Secretaria de Relações Institucionais, chefiada pelo ex-prefeito de Rio Grande da Serra, Ramon Velasquez, que possui relações cordiais tanto com a empresa, quanto com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e que soma esforços junto a Prefeita Penha Fumagalli, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável de Rio Grande da Serra.
De acordo com a Prefeita Penha Fumagalli (PSD) existe entusiasmo com a possibilidade de receber a RWM Motors em Rio Grande da Serra, tendo em vista que a empresa poderá gerar empregos para a População de Rio Grande da Serra, girando a economia local, além de contribuir para a renovação da importância da indústria do Grande ABC.
Segundo Penha, o município está de portas abertas para uma parceria junto a empresa: “Foi uma agenda muito importante com a RWM Motors e com o Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC, ouvimos as propostas da empresa, a visão dos trabalhadores e apresentamos as condições do município em receber esta Recicladora, que além de gerar empregos na cidade, é uma atividade não emite poluição, sendo um setor 100% sustentável.”, completou a Prefeita.