Para garantir a alimentação saudável e estimular a prevenção e combate à obesidade e sobrepeso infantil, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, zerou o uso de achocolatados na merenda escolar do município, seguindo a resolução n°06, de 08 de maio de 2020, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Considerando que a alimentação contribui para o crescimento, desenvolvimento, aprendizado e rendimento escolar, a equipe de nutricionistas e de agentes que atuam no preparo dos alimentos nas unidades mantidas pela Prefeitura têm optado por criar ambientes favoráveis a refeições baseadas no consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, além do incentivo ao não consumo de alimentos ultraprocessados.
Leia mais:
– Exclusivo: Guto Volpi mostra outro lado da gestão em entrevista ao ABC em OFF
– Ribeirão Pires inicia atendimento a contribuintes no Refis 2023
– Ribeirão Pires inicia troca antecipada de ingressos para 14º Festival do Chocolate
“O excesso de peso é um dos problemas de saúde pública mais relevantes no momento no mundo todo. Os riscos de desenvolvimento de comorbidades e outras doenças associadas ao excesso de peso aumentam quanto mais cedo a criança as apresentam e quanto mais tempo permanecem nesse estado, comprometendo a qualidade de vida em curto, médio e longo prazo”, observa Silvana Mieza, nutricionista da Prefeitura.
Em 2021, a Prefeitura iniciou processo gradativo para inserir o cacau em pó em substituição ao achocolatado na alimentação de crianças de 0 a 3 anos.