O ano letivo já começou na educação municipal de Ribeirão Pires. Nesta sexta-feira (3) todas as 33 escolas municipais da Estância, junto aos seus mais de 890 profissionais, acolheram os alunos que foram à escola para o primeiro dia de aula de 2023. Ao todo, a prefeitura conta com 6.800 alunos, matriculados nos ensinos de educação infantil e ensino fundamental I e II.
“2023 será um ano de sucesso para a aprendizagem”, comentou a professora da educação infantil da E.M. Valberto Fusari, Roberta Maria Izidoro, que trabalha há 13 anos na rede municipal. “É estimulante voltar à escola após um período tão complicado e recepcionar os nossos alunos, que estão com sede de educação. Queremos dar continuidade às ações positivas de aprendizagem que colocamos em prática em 2022”, contemplou.
Para 2023, é previsto que o recesso escolar aconteça entre os dias 10 e 21 de julho, e entre os dias 18 e 29 de dezembro.
Planejamento para 2023
No último ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, desempenhou um trabalho focado na recomposição de aprendizagens, devido à defasagem motivada pela pandemia, e no acolhimento psicossocial, que atendeu alunos, profissionais e responsáveis. Dessa forma, alcançou excelentes resultados em ambos requisitos.
O cenário de 2023, para o serviço de Apoio Psicossocial Escolar (APSE), será novo. Diferente dos dois últimos anos, em que o trabalho executado era de tratamento de casos que se desenvolveram durante a pandemia, em 2023 o objetivo da equipe psicossocial será de prevenção. Para isso, a equipe busca estreitar os laços com as 33 escolas municipais da Estância e com a equipe da orientação educacional, além de já ter fortalecido a equipe com novos estagiários.
Já a equipe da orientação dará continuidade ao plano de recomposição de aprendizagens, responsável por recuperar o índice positivo de alfabetização entre alunos do 1º, 2º e 3º ano do fundamental em 2022, fortalecendo encontros formativos adaptados à realidade de cada unidade escolar, com professores auxiliares de alfabetização contratados para o acompanhamento individualizado dos alunos, coleta de dados de leitura, além do constante diálogo com a comunidade escolar.