Nesta quarta-feira (17), a Prefeitura de Ribeirão Pires realizou uma visita guiada com cerca de 20 gestantes da cidade e de Rio Grande da Serra para que conhecessem as instalações da maternidade do Hospital São Lucas.
Durante a atividade, gestantes e familiares visitaram a estrutura do pronto-socorro, os quartos da maternidade e os berçários.
Inaugurada em julho deste ano, a nova maternidade municipal já contabiliza mais de 250 partos realizados. O espaço conta com aproximadamente 60% a mais de leitos em comparação à antiga unidade, localizada na região central da cidade.
A estrutura da maternidade dispõe de 16 leitos, um berçário com cinco leitos, espaço dedicado aos primeiros cuidados com o recém-nascido, como orientações sobre banho, três leitos de pré-parto, três leitos de recuperação pós-anestésica e dois centros cirúrgicos obstétricos, equipados com macas de última geração.
“Essa visita faz parte do nosso trabalho de humanização do atendimento. Aqui, as gestantes têm a oportunidade de tirar dúvidas, conhecer toda a estrutura e sentir de perto o acolhimento que o nosso espaço e nossos profissionais oferecem. É uma iniciativa que vamos tornar permanente ao longo de 2025”, destacou o secretário de Saúde, Clovis Volpi.
Ribeirão Pires também se destaca pelos indicadores de saúde materna.
O município apresenta índice de Mortalidade Materna zerado, ocupando a primeira posição no ranking nacional ao lado de São Caetano e outras cidades. A cidade não registra óbitos maternos desde 2023.
Além da maternidade municipal, a rede de saúde oferece pré-natal para todas as gestantes e, quando necessário, atendimento na especialidade de Parto de Alto Risco, por meio do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM).
O município também disponibiliza exames de ultrassonografia morfológica e obstetrícia, consultas odontológicas e testes importantes, como sífilis, HIV, hepatite B e estreptococo do grupo B.







