Neste sábado (21), a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu a segunda edição do CAISM em Ação. Com palestras, aulas de ginástica e caminhada pela cidade, o evento reuniu aproximadamente 600 pessoas.
Parte da campanha Outubro Rosa, a atividade marcou o agendamento para exames de mamografia e papanicolau – em mutirão que será realizado na próxima semana, entre os dias 23 e 27 de outubro.
A palestra sobre a prevenção ao câncer de mama também fez parte da programação do 2⁰ CAISM em Ação. O médico Jamir Piquini fez a conscientização para os participantes. Marcando presença no evento e também na caminhada, o prefeito Guto Volpi celebrou e agradeceu os profissionais da rede pelo trabalho realizado em prol da saúde da mulher.
Leia mais:
– Ribeirão Pires: Prefeitura apresenta projeto 3D do novo viaduto estaiado
– Ribeirão Pires: Veja um dos encontros do PETI contra o Trabalho Infantil
– Ribeirão Pires oferece descontos no IPTU para terrenos com áreas verdes
Cidade zerou fila por exames de mamografia
“É um trabalho de excelência realizado pelos profissionais da saúde de Ribeirão Pires e são mais de 43 mil atendimentos realizados por essas pessoas comprometidas com a nossa cidade”, destacou o chefe do executivo, em referência à quantidade de pacientes acolhidos neste ano no CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) e no CEM (Centro de Especialidades Médicas).
Com a inauguração do CAISM, em maio de 2022, a capacidade média mensal de exames de mamografia saltou de 115 (no Hospital e Maternidade São Lucas) para 400, o que representa crescimento de 248%. E, em um ano, foram realizados 3.500, zerando a fila de espera pelo exame.
O atendimento no CAISM é realizado por meio de encaminhamento da rede de Atenção Básica, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. A unidade está localizada na Avenida Humberto de Campos, 70 – Centro Alto.