Ribeirão Pires passa a monitorar, de forma inédita, a emissão de gases de efeito estufa (GEE) no Paço Municipal por meio do Software SaaS. A iniciativa coloca a cidade como pioneira nesta ação na região do ABC.
A ferramenta permite registrar, acompanhar e analisar dados relacionados às emissões de carbono, ampliando a capacidade do município de planejar políticas públicas ambientais baseadas em dados.
Inicialmente, o sistema será utilizado para monitorar a emissão de gás carbônico gerada pelo funcionamento do Paço Municipal.
Em etapas futuras, a plataforma também possibilitará a identificação e a quantificação das principais fontes de emissão no município, como transporte, gestão de resíduos, consumo de energia e uso do solo.
“Ribeirão Pires é uma cidade que trabalha hoje pensando no futuro. Investir em tecnologia e em sustentabilidade é garantir mais qualidade de vida para as próximas gerações, com decisões responsáveis, baseadas em dados e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, destacou o prefeito Guto Volpi.
A iniciativa também amplia o credenciamento da cidade para participação em programas e redes de reconhecimento nacional e internacional, como o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia e o Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo.
“Ribeirão Pires está sempre atenta a soluções e tecnologias que auxiliem a administração pública a ser mais eficiente e sustentável. A adoção dessa plataforma com o uso inteligente de dados para apoiar decisões que contribuam efetivamente para o enfrentamento das mudanças climáticas”, afirmou o secretário de Modernização e Projetos, Clayton Francisco.







