A Prefeitura de Ribeirão Pires entregou nesta sexta-feira (20) o novo Hospital São Lucas – Unidade Santa Luzia, após 16 anos de espera da população. Com início das atividades da área de internação em clínica médica programada para a próxima segunda-feira (23), a nova unidade hospitalar conta com 95 leitos – distribuídos entre enfermaria adulto (internação), UTI e maternidade, além de dois centros cirúrgicos obstétricos.
O novo hospital da cidade atenderá seguindo os novos padrões de qualidade da rede municipal, com equipamentos e mobiliários modernos. Na área de internação, por exemplo, os quartos estão equipados com dois leitos, estrutura para acomodar os acompanhantes, ar condicionado, televisores, sanitários e os instrumentos utilizados para suporte médico-hospitalar.
Dr. Antonio Carlos André de Castro, diretor médico do Hospital São Lucas, o novo hospital de Ribeirão Pires, apresentou a enfermaria do hospital que contará com 23 leitos, sendo dois de isolamento. Área será para pacientes fora de risco.
Nos leitos de isolamento do hospital, Dr. Castro explicou que serão atendidos pacientes com doenças infecto contagiosas, como por exemplo tuberculose.
Foram destinados R$ 29,5 milhões para a construção do prédio de três pavimentos que abriga o novo Hospital São Lucas – Unidade Santa Luzia, sendo R$ 2 milhões do município.
A unidade receberá moradores atendidos no serviço de urgência e emergência da cidade. “Agora o paciente que entrar na UPA Santa Luzia e necessitar internação será transferido para o novo Hospital São Lucas. Teremos capacidade ampliada para atendimentos, uma estrutura mais moderna, preparada para as demandas atuais, e, pela primeira vez na história da cidade, a unidade hospitalar municipal contará com leitos de UTI. Antes, os pacientes que precisavam de cuidados intensivos precisavam ser transferidos para outras cidades”, destacou o diretor técnico do hospital do São Lucas – Unidade Santa Luzia.
Histórico
O projeto foi iniciado em 2005 com a aquisição, pela Prefeitura, de área para a implantação do Complexo Hospitalar. Em 2007, o primeiro convênio entre município e Governo do Estado foi assinado para o envio de recursos destinados ao projeto. As obras começaram em 2008. No ano seguinte, a UPA Santa Luzia, primeira etapa do Complexo Hospitalar, foi entregue.
Entre 2013 e 2020, o projeto não avançou e foi paralisado. Em 2021, novo convênio com o Governo do Estado foi assinado. As obras do Complexo Hospitalar foram retomadas em 2022 e entregues nesta sexta-feira (20).
Entrega
O prefeito de São Caetano, José Auricchio Junior, esteve na solenidade de entrega do hospital e afirmou que unidade será uma referência para toda a região.
O deputado estadual Thiago Auricchio salientou a importância da ajuda do Governo do Estado, que custeou cerca de 80% das obras.
A unidade deverá contar com 15 médicos, além de equipe de enfermagem e outros profissionais.