O Natal Mágico de Ribeirão Pires começou com grande estilo neste sábado (7), encantando moradores e visitantes.
O evento promovido pela Prefeitura, com o apoio da ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola da cidade), reuniu milhares de visitantes no Paço Municipal e ruas do Centro.
O destaque deste primeiro dia de programação foi o acendimento das luzes seguido de desfile natalino e a chegada do Papai Noel.
Carros alegóricos saíram do Complexo Ayrton Senna e percorreram as principais vias da cidade, passando pelo túnel iluminado na Rua Felipe Sabbag, que se transformou em um ponto de encontro para famílias e amigos.
A animação tomou conta do público que lotou a rua para acompanhar o desfile, que trouxe cores, luzes e a magia natalina, além do acender das luzes de natal que encantaram crianças, adultos e idosos.
O Natal Mágico conta com atrações culturais e valoriza artistas da cidade. A programação do dia começou com o coral da Escola Municipal Comendador Abdalla Chiedde, seguido pela Combo da Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP) e pelo Coral da Escola Estadual Dom José Gaspar.
A tarde foi marcada pela apresentação da Orquestra de Violeiros do Centro de Referência ao Idoso (CRI) e pelos grupos Coral São José e EnCanto, que subiram ao palco junto com a cantora Laura Szot Dib.
Outros dos momentos mágicos do dia foi a apresentação do espetáculo “Quebra-Nozes”, interpretado por artistas locais, que emocionou o público. Enquanto a Bandinha trouxe ainda mais alegria ao evento com sua performance animada, encerrando a programação cultural do dia.
Entre as atrações, o Mágico Ossamá Sato chamou a atenção, especialmente das crianças, com truques de ilusionismo que arrancaram risadas e aplausos do público.
Promovido pela Prefeitura de Ribeirão Pires, em parceria com a ACIARP, o Natal Mágico conta com o apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e do Proac – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado.
Circuito do Cambuci valoriza a cultura regional
Paralelamente às celebrações natalinas, a cidade recebeu a Exposição da Rota do Cambuci, um projeto que visa a conservação do fruto no bioma da Mata Atlântica e o fortalecimento da cultura regional.
Criada em 2009, a rota reúne agricultores, produtores artesanais e gestores públicos em torno de um objetivo comum: preservar o cambuci e incentivar práticas de agroecologia, ecogastronomia e turismo sustentável.
No evento em Ribeirão Pires, seis expositores representaram municípios como São Bernardo do Campo, Parelheiros, Rio Grande da Serra e o distrito de Paranapiacaba. Eles trouxeram produtos artesanais como geleias, licores e cachaças feitas à base do fruto, considerado símbolo da região.
Programação continua neste domingo
Para quem perdeu o primeiro dia, o Natal Mágico segue com programação recheada neste domingo (8), a partir do meio-dia. Estão previstas apresentações de diversas escolas de dança de Ribeirão Pires, uma performance do Sexteto Musical e a chegada do Papai Noel no trenzinho, um momento esperado por crianças e adultos. O espetáculo “Quebra-Nozes” volta ao palco para encerrar a noite com chave de ouro.