O artista visual ribeiraopirense Thiago Vaz organiza, neste sábado (26), na Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (Emarp), a Mostra Estância da Luz, que reúne uma série de atividades de diferentes linguagens artísticas, com objetivo de encerrar o projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo.
Às 14h, acontece a abertura da exposição fotográfica Estância da Luz, com a apresentação dos trabalhos feitos pelos artistas e estudantes que participaram do projeto. Na sequência, das 16h às 18h, acontece mais um dia do workshop Percurso de Luz, que usa a técnica de light painting para produção de imagens noturnas que utilizam o
movimento da luz para criar uma série de efeitos visuais.
Na sequência, às 19h, o músico e compositor Marcelo Capozzi, responsável pela trilha sonora do curta-metragem Caguaçu, fará um pocket show ao vivo. E às 19h30, a Mostra se encerra com a exibição dos curtas-metragens Caguaçu, Trilogia da Luz e Estância da Luz.
O curta-metragem de animação Caguaçu, em produção desde o primeiro semestre deste ano, narra a história demográfica e hidrográfica de Ribeirão Pires. O personagem principal, uma garça, representa um ser onipresente na região. No filme, a ave testemunha as transformações desde a sua presença na vida selvagem até os tempos atuais, dando exemplo de resistência e resiliência em meio às transformações de seu território original.
Os outros curtas são resultado dos trabalhos realizados nos workshops do projeto. Segundo Vaz, a Mostra encerra o projeto apresentando uma série de obras utilizando técnicas multimídia e criativa para retratar o patrimônio natural, material, cultural e histórico da Estância Turística. “Buscamos unir fotografia noturna, vídeo com performance visual e manipulação de objetos luminosos como lanternas, bastões de luz, fitas de LED e
até drones, para contar histórias visuais da cidade”, destaca.
Thiago Vaz integra o Coletivo Multimídia Graffiti com Pipoca que desde 2004 vem formando pessoas, criando filmes, animações e possibilidades por meio do grafite, da fotografia e do audiovisual. Os artistas Jeronimo Vilhena e André Gustavo de Castro Matos que formam o coletivo estarão ao lado de Vaz na elaboração dos workshops e na realização da animação.
Serviço
Mostra Estância da Luz
Dia 26/10, sábado, a partir das 14h
Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires – EMARP
Rua Yutaka Ishihara, 218 – Pastoril, Ribeirão Pires – SP
Ficha técnica | Projeto Estância da Luz
Thiago Vaz – direção de arte e proponente
André Gustavo – Direção de produção e produção executiva.
Jerônimo Vilhena – Direção de produção
Manoel Vilhena Saldanha – Direção de Fotografia
Rodrigo EBA – Direção de animação
Marcelo Capozzi – Música e trilha sonora
Luiz Antônio – Designer gráfico
Uirapuru Comunicação – assessoria de imprensa
Fabbinho Hardcore – Tratamento de imagens.
Marcelo Parejo – Motorista
Direção de Figurino – Erika Bordin
Elenco
Ana Caroline Luiz, Loreno Sereno, Messias Beiço Gingaê, Vivian Benford, Loreno Sereno,
William Grillado
Arte educadores
Christian Frutuoso e Paula Lira.