A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, inicia, a partir de 12 de maio, o Censo PCD no Mapa – uma ação estratégica de mapeamento da população com deficiência do município.
A iniciativa, que seguirá até 12 de novembro, tem como principal objetivo coletar dados demográficos detalhados das pessoas com deficiência (PCDs), a fim de orientar e fundamentar ações públicas mais eficientes, inclusivas e alinhadas às reais necessidades dessa população. Os resultados oficiais serão divulgados no dia 3 de dezembro, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
A participação será feita de forma digital, por meio do preenchimento de um formulário no Google Forms, disponível diretamente no aplicativo Ribeirão Pires Digital ou por meio das redes sociais e também site oficial da Prefeitura – ribeiraopires.sp.gov.br.
“Este censo é um marco importante na construção de políticas públicas mais justas e eficazes. A partir dos dados levantados, podemos direcionar recursos e planejar iniciativas específicas que garantam a ampliação de ações de acessibilidade e também a oportunidade para as pessoas com deficiência em Ribeirão Pires”, explicou Guto Volpi, prefeito de Ribeirão Pires.
O Censo PCD possibilitará identificar o número, tipo, grau de deficiência e localização das pessoas no município; permitirá a elaboração de ações voltadas à inclusão, acessibilidade e igualdade de oportunidades; direciona o aprimoramento dos atendimentos em saúde, educação, assistência social, cultura, lazer entre outros; e criará oportunidades para integração com organizações da sociedade civil e setor privado, ampliando o alcance das ações.
“Com o Censo PCD no Mapa, Ribeirão Pires dá um passo concreto em direção à inclusão plena. Trata-se de uma escuta ativa, que reconhece e respeita as diferenças e busca soluções reais para garantir qualidade de vida a todos”, destacou Cristiano Sosi, coordenador de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência.