A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica neste mês as ações de conscientização e combate à Hanseníase, na campanha Janeiro Roxo. A rede municipal conta com tratamento gratuito e, durante todo o mês, reforçará a busca ativa por casos.
Durante 2023, Ribeirão Pires registrou um diagnóstico positivo da doença – paciente atualmente está em tratamento fora do estado.
As buscas ativas acontecem nas unidades de saúde e no Serviço de Atenção Especializada (SAE) de Ribeirão Pires. Nanci Garrido, coordenadora do programa, enfatiza que a doença tem cura e reforça a importância da informação e do diálogo sobre o tema.
Leia mais:
– Ribeirão Pires terá aulas abertas gratuitas durante as férias
– Eleições 2024: Perspectivas Ribeirão Pires
– Ribeirão Pires: Prefeitura finaliza pavimentação de três ruas do Centro
“É importante ficar alerta aos sinais e qualquer mancha na pele que não tenha sensibilidade e em que não cresça pelos, orientamos que procure uma unidade de saúde mais próxima ou o SAE”, completa.
O tratamento de Hanseníase é realizado de forma gratuita em Ribeirão Pires, no SAE, localizado na Avenida Francisco Monteiro, 55 – Centro. O tratamento tem duração de seis meses a dois anos.
Além das buscas ativas, as unidades de saúde promovem, durante todo o mês, palestras e rodas de conversas sobre o tratamento, sintomas e prevenções contra a doença.
Hanseníase
É uma doença que atinge os nervos, pele e pode levar a deformidades físicas. Os sintomas podem ser uma ou mais manchas de cores avermelhadas, esbranquiçadas ou acastanhadas.
Além disso, a pessoa pode sentir dor, dormência, sensação de choque, agulhada nos braços e pernas, caroço no corpo e diminuição da força muscular.