A Prefeitura de Ribeirão Pires iniciou nesta quinta-feira (30) o monitoramento de trânsito por meio do Escudo Digital, central de videomonitoramento da cidade.
A equipe de Mobilidade Urbana já instalou as primeiras placas de aviso na região central e, a partir de agora, passa a fiscalizar práticas como estacionamento irregular, conversões proibidas, uso de celular ao volante entre outras infrações.
A ação segue a Resolução nº 909, de 28 de março de 2022, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta o uso do videomonitoramento para fiscalização de infrações em vias públicas.
A norma autoriza o uso de câmeras para autuação, desde que os locais monitorados estejam devidamente sinalizados, garantindo transparência ao processo.
Com dez placas instaladas no perímetro da região central, a Central de Videomonitoramento, localizada no Paço Municipal, passa a contar agora com agente de trânsito dedicado ao monitoramento remoto.
O subsecretário de Segurança e responsável pela Mobilidade Urbana, Marcos Campanhã, destaca que a medida busca coibir condutas irregulares recorrentes.
“Um exemplo claro é o estacionamento irregular na região central, especialmente o desrespeito às áreas destinadas à carga e descarga, o que compromete o fluxo da via”, afirmou.
O secretário de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, Arlei Capoccio, reforça que a iniciativa também visa proteger os pedestres.
“A região central é um ponto de grande circulação, principalmente nos horários de entrada e saída das escolas, quando há um fluxo intenso de estudantes. Essa ação busca orientar, conscientizar e incentivar atitudes responsáveis no trânsito”, ressaltou.
 
									 
					 
     
     
											 
    






