Uma história com final feliz marcou esta quarta-feira (14) em Ribeirão Pires. O senhor Antônio Freire Filho, de 81 anos, morador do bairro Parque São Rafael, na capital paulista, reencontrou sua família após ter sido acolhido pela Guarda Civil Municipal (GCM), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Quarta Divisão e pela Casa de Acolhida da cidade.
Antônio foi localizado pelo Guarda Civil Municipal Vassalo, que atua no CEU Quarta Divisão. De acordo com o idoso, ele havia saído no dia 13 de maio para realizar um serviço de limpeza em uma chácara na cidade de Suzano, mas acabou se perdendo no caminho de volta para casa.
Sem conseguir se orientar, ele permaneceu pelas ruas até ser abordado e acolhido pela GCM de Ribeirão Pires.
Sensibilizado com a situação, o GCM encaminhou o senhor Antônio para a Casa de Acolhida, onde ele recebeu os cuidados necessários.
A partir desse momento, teve início um trabalho conjunto envolvendo o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Quarta Divisão, com o objetivo de localizar seus familiares.
Graças ao empenho dos profissionais da rede socioassistencial do município, a família foi localizada.
O reencontro aconteceu na própria Casa de Acolhida, onde o filho e a esposa de Antônio vieram buscá-lo, emocionados e aliviados com o desfecho da situação.
“Esse é um exemplo claro da importância do fortalecimento de vínculos e do trabalho humanizado desenvolvido pela nossa rede de proteção social. A atuação rápida e integrada entre GCM, CRAS e Casa de Acolhida fez toda a diferença”, destacou o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social de Ribeirão Pires, Leonardo Biazi.