Durante todos os domingos do Festival do Chocolate de Ribeirão Pires, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social realiza a entrega gratuita de cordões de identificação Girassol e Quebra-Cabeça para quem apresentar a carteirinha municipal CIPTEA, diagnóstico de fibromialgia ou comprovante de outras doenças não-visíveis.
Até o momento, foram distribuídos 9 cordões — 7 com o símbolo do Quebra-Cabeça, que representa o autismo, e 2 com o Girassol, sinalizando condições invisíveis.
Além disso, nas sextas, sábados e domingos, durante o horário do Festival, a van do programa Cidadania Aqui, estacionada dentro do Paço Municipal, oferece empréstimo de abafadores auriculares, beneficiando 10 pessoas com sensibilidade auditiva.
O atendimento inclusivo é reforçado ainda pela presença de intérpretes de libras, que recepcionaram 3 surdos no evento.
“O Festival do Chocolate é para todos e queremos garantir que possam participar com conforto e segurança. Essas iniciativas são fundamentais para fortalecer a inclusão e mostrar o compromisso da cidade com o atendimento social de qualidade”, ressalta o secretário Leonardo Biazi.







