Com intenção de elucidar e dar visibilidade a estudantes da rede municipal de ensino com TEA (Transtorno do Espectro Autista), a Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires realizou esta semana a entrega de livros ‘O Mundo Azul de Theo’ para mães, pais, alunos e alunas nas Escolas Municipais Francisca Ferreira Santiago e Eng. Carlos Rohm I.
O livro tem como um dos principais objetivos estimular professores, professoras, estudantes, familiares e a comunidade escolar para a construção de um ambiente saudável e inclusivo, dentro e fora do ambiente escolar.
Além da entrega dos livros, a comunidade escolar também participou de bate papo com integrantes da coordenadoria pedagógica da municipalidade, mais precisamente com integrantes da Educação Especializada, que acompanham estudantes com necessidades educacionais especiais.
A municipalidade já realizou formação com os docentes sobre o papel de integrar e acolher os estudantes que têm TEA. Uma segunda atividade nos mesmos moldes deve ocorrer ainda em setembro para aprimorar ainda mais as relações que os professores estabelecem com alunos e alunas.
A Secretaria de Educação e Cultura atua para criar ambiente escolar saudável e acolhedor para todos quase 8.000 estudantes que formam a rede municipal. Além da Educação Especializada, há ainda o APSE (Apoio Psicossocial Escolar), programa elaborado no contexto de pós-pandemia e que presta apoio psicológico a estudantes, professores, profissionais da educação e demais integrantes da comunidade escolar, que estejam passando por alguma dificuldade.