Ribeirão Pires está antecipando ações voltadas à prevenção de ocorrências nos períodos de chuvas mais intensas. Nessa quinta-feira (14), o secretário de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil da cidade, coronel Carmo Júnior, protocolou junto à Secretaria da Casa Militar e Defesa Civil do Estado projetos para a captação de recursos que somam R$ 800 mil.
Os investimentos pleiteados são destinados a quatro demandas prioritárias da Defesa Civil Municipal: aquisição de novo veículo para ações de monitoramento, compra e implantação de sistema de alarmes sonoros para áreas de risco, drone para ampliar o alcance da fiscalização e bote para ações estratégicas.
Os projetos de modernização da estrutura de trabalho da Defesa Civil ribeirão-pirense foram recebidas pelo tenente coronel Araújo Monteiro, chefe de Gabinete da Secretaria da Casa Militar do Estado. “Nossa equipe atua de forma permanente, durante todo o ano, para prevenir e atender as demandas da população, em especial nos períodos de maior incidência de chuva. Levamos ao governo estadual, sempre parceiro de nossa cidade, projetos prioritários para ampliar o alcance de nossas ações”, destacou o coronel Carmo Junior.
Leia mais:
– Festival de Samba Rock e ev entos de cultura e lazer agitam fim de semana em Ribeirão Pires
– Ribeirão Pires fortalece relações com Estado em encontro com Tarcísio de Freitas
– CAPS Infantil e Centro Odontológico de Ribeirão Pires estão com 80% das obras concluídas
Dados do Instituto Geológico indicam que o ABC possui 1.671 áreas de risco mapeadas, onde estão situados 270 mil imóveis. Ribeirão Pires é o terceiro município com a maior quantidade de locais monitorados de forma permanente pelos gestores públicos, com 321 regiões indicadas para potenciais riscos de deslizamento em períodos de chuva.
As mudanças climáticas e registro cada vez mais frequente de ocorrências são temas constante na pauta da Prefeitura. “Ribeirão Pires deve estar preparada para eventos cada vez mais constantes, a exemplo das tragédias registradas no litoral paulista, no Sul do País e pelo mundo. Pensar e planejar ações estratégicas de prevenção, que coloque em lugar de destaque a preservação de vidas e do patrimônio da população, são indispensáveis na gestão das cidades. Estamos buscando parcerias para viabilizar projetos que garantam isso”, afirmou o prefeito Guto Volpi.