O fortalecimento das ações de prevenção e combate às hepatites virais realizadas pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, registrou resultado positivo. Entre janeiro e maio deste ano, foram 4.741 testes aplicados, 74% de crescimento em relação ao mesmo período de 2022.
As atividades serão intensificadas com a Campanha Julho Amarelo, instituída em 2019 pelo Ministério da Saúde com a finalidade de promover ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
Toda a rede municipal de saúde de Ribeirão Pires oferta testes sobre hepatites e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). O SAE (Serviço de Atenção Especializada) é referência para exames, orientações e tratamentos.
Leia mais:
– USF Luzo completa um mês de inauguração com mais de 700 atendimentos
– Ribeirão Pires anuncia atrações do 14º Festival do Chocolate
– Saiba quem é a nova Princesa do Chocolate de Ribeirão Pires
Em 2022, foram diagnosticadas seis pessoas com hepatite viral na cidade. Neste ano, foram cinco. O SAE atualmente conta com 20 pessoas em tratamento contra a hepatite.
Nanci Garrido, coordenadora do Serviço de Atenção Especializada, alertou sobre a importância dos testes e diagnósticos precoces. “A hepatite e outras ISTs não têm classe social, idade e nem escolaridade. Procure uma unidade de saúde da cidade ou o SAE. Estamos sempre de portas abertas para ajudar na conscientização e na realização de testes”, alertou.
O SAE fica localizado na Av. Francisco Monteiro, 205, centro. Mais informações podem ser obtidas também por meio do telefone 4828-4441 ,que também é Whatsapp
Festival da Diversidade – No último sábado, dia 1, o SAE esteve presente na Vila do Doce e atendeu mais de mil pessoas com testes e orientações.