Com o projeto Cuid.AI – Auxílio para Idosos, as estudantes Letícia Nascimento de Almeida, Carolina Marzinoti Libarino e Raphaela Rodrigues Luvizotto, da Etec Professora Maria Cristina de Medeiros, de Ribeirão Pires, conquistaram o primeiro lugar na 16ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps).
Como prêmio, as integrantes do grupo garantiram vagas no Intercâmbio Cultural do CPS, com direito a quatro semanas de estudos de inglês ou espanhol em países como Canadá, Espanha, EUA ou Reino Unido, além de uma premiação em dinheiro no valor de R$ 10 mil.
O último dia da Feteps, realizado nesta sexta-feira (3), no Distrito Anhembi – Expo 4, foi marcado por expectativa e comemoração entre os participantes.
O anúncio do grupo vencedor encerrou com emoção os quatro dias de evento, que reuniu projetos de estudantes de Etecs e Fatecs de todo o Estado.
Avaliado como o melhor projeto da mostra, o Cuid.AI é um sistema inteligente desenvolvido para facilitar a comunicação entre idosos e seus cuidadores.
Por meio de gestos pré-definidos, que representam diferentes níveis de necessidade, a inteligência artificial reconhece o movimento e envia alertas automáticos, promovendo mais segurança e autonomia para os usuários.
“Esse prêmio mostra que a educação realmente pode mudar tudo e sabemos que com uma ideia podemos mudar a vida deles também. Eu acredito que, se temos a tecnologia, podemos transformá-la para o bem-estar da sociedade em geral”, afirmou a professora e orientadora do trabalho Cintia Pinho. O trabalho também teve a orientação do professor Anderson Silva Vanin.
A estudante Carolina Libarino destacou os planos para o futuro com o prêmio conquistado. “Agora é estudar mais e, com o dinheiro que ganhamos para investir no nosso projeto, buscar realmente ajudar as pessoas. Estamos muito felizes, acho que estamos em choque ainda”.